Honraria: entrega da Comenda do Legislativo Catarinense 2023
Coube ao deputado Mário Motta (PSD) se manifestar em nome dos parlamentares catarinenses / Foto: Rodolfo Espínola / Agência AL
Um dos momentos mais marcantes envolvendo a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, aconteceu na noite desta segunda-feira (20), com a entrega da Comenda do Legislativo Catarinense 2023. A solenidade de outorga da mais alta honraria concedida pelo Parlamento estadual ocorreu no Plenário Deputado Osni Régis, na presença de autoridades, homenageados e familiares. Na edição deste ano, a 14ª da história da honraria instituída por meio da Resolução 8/2008, 43 pessoas físicas e jurídicas foram agraciadas com a comenda, que reconhece os feitos daqueles que desempenham papel relevante na sociedade. Na sessão desta segunda, coube ao deputado Mário Motta (PSD) se manifestar em nome dos parlamentares catarinenses. Ao iniciar o discurso, ele lembrou das enchentes que atingem várias regiões do estado desde outubro e demonstrou solidariedade às vítimas. “Peço que transmitam nosso pensamento, nossas energias e nossas orações”, disse. Motta lembrou que a comenda é a mais alta honraria concedida pela Alesc e que a entrega dela é um momento de celebração e gratidão.
Pequenos municípios da Serra querem estimular o turismo
Notadamente o assunto do meio político, normalmente envolve os maiorais. De “gente grande”, com influência entre os municípios da esfera estadual. Pouco se dá notoriedade aos pequenos. Pois, vou quebrar este paradigma, e dar destaque ao prefeito de Bom Jardim da Serra, Pedro Luiz Ostetto. Nesta segunda-feira (20), aconteceu no município, uma das mais importantes reuniões para o fortalecimento do turismo do município e de arredores. Lá estiveram representantes de Lages, São Joaquim, Urubici, Urupema, Orleans, Lauro Muller e Bom Retiro. Como se vê, uma turma que habita uma das regiões mais promissoras do segmento turístico catarinense, e localizada no entorno da Serra do Rio do Rastro e do mirante. O encontro teve um grande significado. Uma espécie de grito ao mundo, dizendo que há neste território, uma quebra de barreiras para impulsionar o setor, de toda a região. Palestrantes de peso e seus cases, demostraram o grande potencial, aparentemente enrustido.
O turismo da Serra se levanta
Sobre o prefeito de Bom Jardim da Serra, Pedro Ostetto. Ele foi o primeiro a falar. O homem é um lutador e visionário. Carrega a invisibilidade dos pequenos. Porém, ao falar, deu uma enorme lição de como fazer política fora do circuito da ala mais poderosa. O trabalho dele tem potencializado o turismo local, caracterizando como a segunda força econômica, atrás apenas do agronegócio. Bom Jardim e adjacências estão se transformando a partir de uma sequência de trabalho e de investimentos, graças a novas parcerias público-privadas, e, especialmente, pela união de forças. Há uma crescente reorganização. Revelou que o governador Jorginho Mello autorizou a construção de uma moderna ciclovia interligando o Mirante, da Serra do Rio do Rastro, até a área urbana de Bom Jardim, o que irá potencializar o turismo de experiências aos adeptos da bicicleta. Sem falar de que muito em breve, o Governo deverá anunciar o projeto da revitalização da estrutura do próprio Mirante, no topo da Serra do Rio do Rastro. Novos tempos reservam ao turismo a esse ponto da Região Serrana, cartão postal visto pelo mundo, mas que ainda precisa ser mais valorizado pelos próprios catarinenses. Por fim, lembro que o Sebrae/SC elaborou um completo Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo da Serra Catarinense, que andava adormecido. É o instrumento norteador, aos gestores aos empreendedores do segmento turístico da região. São nesses momentos que devemos observar a liderança de prefeitos dos pequenos municípios. Há neles, mais resiliência do que se imagina.
Listas tríplices
Em uma sessão extraordinária desta segunda-feira (20), os desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) escolheram as listas tríplices para os cargos de juiz efetivo e substituto, ambos na categoria jurista, do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). Na eleição para juiz efetivo, os advogados mais votados foram Sérgio Francisco Carlos Graziano Sobrinho, Ana Cristina da Rosa Grasso e Adriano Tavares da Silva. Para o cargo de juiz substituto, os mais votados foram Felipe Ximenes de Melo Malinverni, Juliano Caporal Menegotto e Leonardo Borchardt. As listas serão encaminhadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a escolha final.
Contato com a coluna: [email protected]