Notícias de Criciúma e Região

Faculdade Gratuita ainda segue gerando debates

O presidente da AMPESC, Cesar Lunkes, afirma que há equívocos, e muitos alunos estão aguardando para tomar a decisão de ingressar nas faculdades esperando o Programa Faculdade Gratuita começar

O ensino superior gratuito é uma das promessas de campanha do governador Jorginho Mello (PL), e que ele está dando prosseguimento e pretende implantar ainda este ano. No entanto, a questão ainda esbarra no posicionamento da Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de SC (AMPESC). Para o presidente, Cesar Lunkes, há equívocos no programa, pois, estudantes das instituições vinculadas devem sim, participar do programa e que o benefício seja direcionado ao aluno, e não à instituição de ensino superior. O contraponto leva em conta, o fato de a proposta beneficiar 14 instituições comunitárias privadas, deixando de lado outras 84 instituições particulares, sendo que 70 estão vinculadas ao sistema AMPESC.

Governo tem conhecimento

O alerta já chegou às esferas do governo. Segundo aponta, serão cerca de R$ 2 bilhões direcionados a um único sistema de ensino privado fundacional. O projeto de lei da Faculdade Gratuita deverá ser apresentado à Assembleia Legislativa ainda neste semestre. Seja como for, esta promessa do Governo do Estado, irá provocar muitos debates dentro do Parlamento, o que, aliás, vem tendo já externamente. Porém, sem a discussão desejada pela AMPESC. Seria importante um posicionamento mais claro de parte do Governo a respeito. Afinal, a ideia agradou a opinião pública. Mas se há arestas, elas precisam ser verificadas.

Você também pode gostar