Encontros estratégicos marcaram o fim de semana de Guidi em Criciúma
Guidi, acompanhado de Acélio reúne mulheres apoiadoras junto com a deputada estadual Ana Campagnolo / Foto: Marciéle Salvador
Um desenho mais claro de campanha tem sido a rotina dos pré-candidatos à Prefeitura de Criciúma, especialmente nos fins de semana. No sábado, 10, por exemplo, o deputado federal e pré-candidato a prefeito, Ricardo Guidi, e o pré-candidato a vice-prefeito, Acélio Casagrande, reuniram inúmeras apoiadoras. A reunião contou com a presença da deputada estadual Ana Campagnolo, e, em conversa, abordou a representação feminina no meio político e a importância da mulher na sociedade atual. No encontro, também presentes as pré-candidatas a vereadora da coligação e lideranças. A deputada tem sido uma entusiasta e repassa a experiência às demais postulantes à Câmara de Vereadores. Para a deputada, é uma alegria estar sendo colaborativa, e ainda mais com o sentimento de total engajamento das mulheres.
Que comecem as campanhas sob as regras estabelecidas pela Lei Eleitoral
Com nomes definidos, as eleições municipais serão o grande assunto neste ano. O embate eleitoral, como sempre, deverá protagonizar debates e discussões, em meio a dezenas de promessas. Faz parte do jogo. O eleitor é quem precisa estar atento às propostas de cada candidato, para não se arrepender mais tarde. No tocante à Chapecó, também estarei atento ao desenrolar do período de campanha, e que tem o favoritismo de João Rodrigues (PSD). Correm por fora Dadá Westphal (Novo) e Pedro Uczai (PT). Aliás, saliento a força da esquerda representada pelo deputado federal Uczai, ao lado da vice, a deputada estadual, Luciane Carminatti. Uma dobradinha que irá tentar fazer a diferença no pleito de Chapecó.
Campanha tem o apelo à democracia
Como se sabe as Eleições Municipais de 2024 ocorrerão em todo o país, excluindo-se o Distrito federal e o arquipélago de Fernando de Noronha (PE). Assim, o 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro; já o 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitoras e eleitores. A votação será aberta a partir das 8h, considerando-se o horário de Brasília, com encerramento às 17h. 19 de dezembro é o último dia para a diplomação de eleitas e eleitos. Já no dia 16 de agosto se dá o início da propaganda eleitoral, após o prazo de registro de candidaturas. Porém, a propaganda em rádio e TV somente a partir do dia 30 de agosto passam a ser veiculadas com inserções produzidas pelas candidaturas no horário eleitoral gratuito, e exibidas nas emissoras de rádio e de televisão. Sendo assim, com apelo à democracia, e as regras na mesa, a esperança de que o pleito ocorra dentro do esperado, ou seja, com total democracia.
Contato com a coluna: [email protected]