Em apoio a Guidi, Jair Bolsonaro chega à Criciúma na sexta-feira (20)
Duas cidades apenas na agenda de Jair Bolsonaro em Santa Catarina / Foto: Assessoria Partido Liberal/SC
A visita do ex-presidente Jair Bolsonaro à Santa Catarina, inicialmente estavam sendo cogitadas para quatro ou cinco cidades para participar de eventos de campanha eleitoral. Ficaram fora do eixo cidades como Joinville e Itajaí. Bolsonaro limitou a presença apenas para Balneário Camboriú, cidade em que o filho mais novo dele é candidato a vereador, e em Criciúma, atendendo a especial pedido do governador Jorginho Mello. Portanto, o roteiro inicia nesta quinta-feira (19), por Balneário, e na sexta (20), em Criciúma, onde se priorizou a visita para fortalecer a candidatura de Ricardo Guidi (PL) que vive um forte embate com o adversário de situação, Vaguinho Espíndola (PSD).
Encontro com Guidi e apoiadores será no AM Master Hall
As informações da presença de Bolsonaro pela primeira vez em Criciúma estão confirmadas: na sexta-feira, 20, ele reunirá os apoiadores dos candidatos à prefeitura de Criciúma, Ricardo Guidi e Acélio Casagrande, no AM Master Hall, às 19h22min. Para Guidi, este será um dos momentos mais emblemáticos da campanha. “A presença do Bolsonaro em Criciúma mostra a importância da cidade em nível estadual e nacional. Da mesma forma, nos prova que estamos no caminho certo e com os apoios certos para fazer um município melhor a todos”. É de se considerar e muito a presença do ex-presidente na cidade, uma das únicas a contar com a oportunidade. A expectativa é de que a campanha de Ricardo Guidi ganhe forte oxigenação, a partir do que for visto neste dia, com Bolsonaro por perto. A cidade vive a expectativa em meio à curiosidade em ter o ex-presidente por perto. Por fim, esperar o impacto da visita nas urnas.
Já Vaguinho segue campanha ouvindo demandas de entidades
Com objetivo de ouvir das entidades culturais de Criciúma os seus principais pleitos, o candidato a prefeito Vaguinho Espíndola (PSD), juntamente com o seu candidato a vice Salésio Lima, reuniu representantes das instituições em uma roda de conversas na noite desta terça-feira, 17. Na oportunidade, Vaguinho explanou as ações já previstas no Plano de Governo para o segmento e escutou as demandas elencadas. Para Vaguinho, o momento serviu para que a chapa da coligação “Criciúma Acima de Tudo” fizesse o que mais tem feito nos últimos dias: ouvir. Para a cultura, foram ouvidos os principais campos do setor. “Saímos dessa conversa com ainda mais certeza de que podemos fazer mais pelo segmento e que estamos dispostos a trabalhar por melhorar a realidade de todos”, completa o candidato a vice-prefeito. Por fim, o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Criciúma entregou uma carta aberta aos candidatos, em nome de todas as entidades, citando os principais pleitos do setor atualmente.
Prêmio Asas da Inclusão é aprovado na Alesc
O plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou a criação do Prêmio Asas da Inclusão. A iniciativa foi proposta pelo deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) e teve sua aprovação na última semana. A honraria será concedida a pessoas, instituições públicas e privadas, além de entidades do terceiro setor que se destacarem pela contribuição ativa na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. A premiação ocorrerá a cada dois anos e será outorgada pela Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O deputado também destaca a logomarca criada para divulgar o prêmio. A identidade visual é uma criação do premiado artista plástico Luciano Martins, que produziu a peça de forma voluntária, demonstrando seu apoio à iniciativa. Agora, a proposta segue para avaliação do governador do Estado, Jorginho Mello. Se sancionada, o projeto será convertido em lei estadual e entrará em vigor.
Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC) defere candidatura de Elizeu
Ao ser entrevistado por mim na Rádio Band FM de Lages, semana passada, o candidato à Prefeitura de Lages Elizeu Mattos (MDB) disse ter a certeza de que o processo de impugnação imposto no âmbito municipal de Lages, não teria o mesmo resultado na segunda instância. Ele estava certo. No julgamento que começou na segunda-feira (16), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC), o relator já havia votado pela não impugnação. Na retomada no julgamento, na tarde desta terça-feira (17), os desembargadores seguiram a decisão do relator e acataram o recurso da defesa, por 5 a 2. Portanto, segue como candidato sem novos impedimentos na justiça eleitoral. Há ainda contra ele, um processo na Vara Civil, no qual, em julho passado saiu a condenação em primeira instância, em ação envolvendo a Operação Águas Limpas, executada pelo Gaeco em 2014. O candidato a prefeito de Lages estava sendo julgado por improbidade ao renunciar à prefeitura, em outubro de 2016, em meio a um processo de impeachment que tramitava na Câmara de Vereadores.
Contato com a coluna: [email protected]
O conteúdo desta postagem é uma opinião pessoal e inteiramente de responsabilidade de seu autor, que por ser colunista, não necessariamente reflete a opinião de nosso veículo de imprensa.