Dois ministros do MDB em Santa Catarina em menos de 15 dias
Presidente Mauro de Nadal visita contorno viário com Ministro dos Transportes Renan Filho / Foto: Vicente Schmitt / Agência AL
A presença de dois ministros do MDB em Santa Catarina num prazo de 15 dias não passa despercebida. Dos Transportes, Renan Filho, no final de junho, e agora, a do Planejamento, Simone Tebet. Isso demonstra o poder de mobilidade das lideranças do Partido no Estado. Obviamente, reúnem dividendos políticos levando em conta inúmeros aspectos, especialmente, intenções com a proximidade do novo pleito eletivo, em 2024. As ações rendem de alguma forma. Por outro lado, há também o aspecto da proximidade do Governo Lula. O MDB está sendo a porta de entrada para aproximação. Não há dúvida que nos bastidores da esfera federal, há interesse da interação cada vez maior, numa terra em que praticamente 70% votaram alinhados numa proposta conservadora, tanto ao Governo do Estado, quanto à Presidência. Por isso, também, o distanciamento do governador Jorginho Mello, no mesmo ambiente dos ministros.
Ministros ouvem demandas
Na vinda à Santa Catarina, Renan Filho tratou de acalmar os catarinenses quanto às principais demandas da infraestrutura viária, falando exatamente o que todos queriam ouvir no tocante aos projetos para as principais rodovias, entre outras obras que já estão avançando. Retornou para Brasília com a promessa de aporte de R$, 1,3 bilhão para as estradas federais. Na sexta-feira (7), a vez de Simone Tebet aportar em solo catarinense. Acompanhada chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, a recepção ocorreu na Assembleia Legislativa, justamente pelo chefe da Casa, Mauro de Nadal (MDB). Repetindo o gesto dias atrás, com Renan Filho. E foi na Assembleia Legislativa, neste dia, a 22ª plenária estadual em que se discutiu as prioridades para o Plano Plurianual (PPA 2024-2027). Santa Catarina é muito bem vista nacionalmente. Um Estado pequeno, mas pujante economicamente. Por isso, se torna importante a participação na elaboração do orçamento do País. É o 5º em arrecadação e o 23º na distribuição dos investimentos federais.
Sinalização de Lula
Ao apresentar o denominado PPA Participativo, Simone Tebet ressaltou que o presidente Lula falou a ela, que quer governar com quem pensa diferente. Por isso esteve em Santa Catarina para apresentar o PPA, levando em conta, segundo ela, ser a maior participação da história, e isso sendo feito, sem diferenciar estados. O orçamento da União vai garantir pra 2024 praticamente o que foi empenhado nos últimos quatro anos para as rodovias catarinenses. “Nenhuma política essencial vai ficar de fora do orçamento”, especificou. A Lei Orçamentária Anual (LOA) será encaminhada pelo governo até 31 de agosto, seguindo para a apreciação dos deputados e senadores.
Contato coluna: [email protected]