Criciúma: no campo das promessas Vaguinho quer ampliar ensino integral
Proposta do candidato a prefeito de Criciúma pelo PSD é levar a oportunidade a pelo menos 12 mil estudantes no município / Foto: Assessoria de Imprensa
Na educação, o candidato a prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola (PSD), tem entre as principais propostas elencadas em seu Plano de Governo, a ampliação do ensino em tempo integral para ao menos 50% dos alunos da rede municipal. O objetivo da coligação “Criciúma Acima de Tudo” – que tem como candidato a vice, Salésio Lima – é levar a oportunidade de estudar durante o dia inteiro a 12 mil estudantes do município. Conforme explica Vaguinho, atualmente, Criciúma conta com 23 mil alunos na rede municipal de ensino e, destes, oito mil estudantes já contam com aulas em tempo integral. Dentre inúmeras ações, Vaguinho e Salésio trazem quatro grandes objetivos estratégicos para a educação: promover o desenvolvimento e valorização do corpo docente; assegurar acesso equitativo e inclusivo à educação de qualidade; impulsionar a inovação e tecnologia na educação; e posicionar o Município entre os Melhores de Santa Catarina no IDEB.
Promessa: primeiro Centro de Educação Integral de Forquilhinha
Promessa também no campo da educação, vem de Forquilhinha. A informação é de que este ano ainda será iniciada a construção do Primeiro Centro de Educação Integral, que vai acolher quase 1.000 estudantes da rede municipal de ensino do Município. A ação é um dos anseios da atual gestão do prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, candidato à reeleição pela Coligação ‘Pra Forquilhinha não parar’. Segundo o Prefeito, o Centro de Educação Integral de Referência para o ensino fundamental terá cerca de 4 mil metros quadrados e será construído no bairro Santa Líbera, a partir de outubro, e deverá receber também as crianças dos bairros Cidade Alta, Santa Cruz, Ouro Negro e Nova York.
Michelle Bolsonaro entra em cena e declara apoio à Carmen Zanotto
Entrou em campo a ex-primeira dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, ao declarar apoio à candidatura de Carmen Zanotto à prefeitura de Lages através de um vídeo gravado junto da candidata. Conhecida por sua defesa dos valores familiares, Michelle ressaltou as qualidades que fazem de Carmen a melhor escolha para liderar a maior cidade da serra catarinense. “Uma mulher do bem, de valores e princípios, e que vai estar conosco nessa caminhada, trilhando esse caminho para trabalhar para aqueles que mais precisam, com esse olhar especial, da mulher que se coloca no lugar do outro”, afirmou Michelle. Seja como for, segundo informações vindas da Assessoria, a declaração de apoio vem em um momento importante da campanha de Carmen Zanotto, que se destacou pelas propostas ao desenvolvimento econômico de Lages, com foco na geração de empregos, investimentos em infraestrutura e políticas externas à saúde e bem-estar da população.
Ainda falando de Lages
O Observatório Social de Lages, seguindo a metodologia da rede Observatório Social do Brasil, em todas as eleições trabalha com as campanhas sobre o voto consciente e da importância da boa escolha dos representantes que irão administrar as cidades após a escolha pelo voto popular. Atuando como representantes da sociedade civil, o Observatório Social de Lages elabora em todas as eleições municipais uma Carta Compromisso, para que aqueles candidatos que assim desejarem, possam assiná-la e se comprometer a implementar as ideias apresentadas pela nossa instituição. Neste pleito, a Carta Compromisso tem três pontos, divididos em três eixos principais de atuação do Observatório Social. Como a instituição prima pela transparência das ações do poder público municipal, um deles é relativo à melhoria no portal de transparência municipal, com o objetivo de torná-lo mais didático e acessível à população em geral. Assim, na noite de terça-feira (24), três dos cinco candidatos de Lages compareceram na hora e no local marcado, e assinaram a Carta Compromisso: Cláudia Bratti (PT), Elizeu Mattos (MDB) e Lio Marin (UB).
Sobre o Programa Universidade Gratuita
O Universidade Gratuita, considerado pelo Governo como sendo o maior programa estadual de formação superior do Brasil, beneficiou mais de 23 mil estudantes para cursar o ensino superior no segundo semestre de 2024. Os dados chegam através de informações da SED. Dão conta de que o investimento anual do Governo de Santa Catarina para a realização do programa neste ano, que encerrou o período de concessões para o segundo semestre na última sexta-feira, 20, é de aproximadamente R$ 507 milhões. Os beneficiados devem seguir os critérios de adesão e têm direito à integralidade do pagamento de suas mensalidades, ou seja, o Estado pagará o valor total da graduação até o último semestre do curso em que está matriculado. Até 2026, a expectativa é que o investimento no programa Universidade Gratuita supere R$ 1,2 bilhão, beneficiando até 70 mil estudantes. O Programa Universidade Gratuita está direcionado às instituições fundacionais, presentes no Estado há muitos anos, e que não possuem fins lucrativos. Ao todo, são 14 instituições universitárias espalhadas por toda Santa Catarina que estão cadastradas no programa, em que os estudantes matriculados podem se inscrever e concorrer ao benefício.
Fumdes
O Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes), outro grande programa de assistência estudantil, chegou à marca de 7.171 benefícios neste segundo semestre. Este programa funciona como um fundo de recurso específico que atende e beneficia estudantes de graduação em 44 instituições privadas de ensino superior, com fins lucrativos, operantes no Estado de Santa Catarina, cadastradas no programa.
Contato com a coluna: [email protected]
O conteúdo desta postagem é uma opinião pessoal e inteiramente de responsabilidade de seu autor, que por ser colunista, não necessariamente reflete a opinião de nosso veículo de imprensa.