Notícias de Criciúma e Região

Choro de Seif: a pérola na política nacional da semana

O senador Jorge Seif (PL/SC), perdeu a oportunidade de trabalhar melhor a narrativa em defesa do 8 de Janeiro / Foto: reprodução vídeo.

O protagonismo do senador catarinense Jorge Seif (PL), em sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), registrado na última quinta-feira (14), irá para os anais da história política nacional. Não pela relevância. Mas, pela cena inusitada, patética, do senador. O choro, da forma evidenciada, era desnecessário. Mas, sabe-se lá o que passava na cabeça dele, no momento. De um lado, muitas críticas sobre o comportamento estranho, e de outro, há que diga que ele tenha lavado a alma dos brasileiros. A aparente emoção do senador se deu após a apresentação de um vídeo transmitido na ocasião, mostrando bolsonaristas. Em meio às lagrimas, e numa compostura descontrolada, passou a criticar o depoente, o general Gustavo Henrique Dutra Meneses, a quem chamou repetidas vezes, de covarde entre outras críticas.

Postura poderia ser outra

Chorar e esbravejar. Não precisava tanto. Se tivesse usado o espaço com inteligência, numa fala bem distribuída, clara, e pontual, teria conseguido demonstrar o que realmente queria. Virou piada e motivos de críticas, sem falar no respeito que pode ter perdido dentro do próprio Senado. Como conservador, tinha motivos evidentes para questionar o general duramente, mas não da forma em que se viu. Transformou um momento importante da CPMI num cenário de estarrecimento. Sem dúvida, um momento surreal, e dificilmente será esquecido.

Palestras antidrogas mobilizam mais de 3 mil estudantes em Lages

Foto: Sandro Scheuermann

O primeiro Circuito de Palestras contra o uso de drogas, uma iniciativa inédita da Assembleia Legislativa, se tornou um marco na luta contra o uso prejudicial de substâncias psicoativas na região da Serra. Durante esta semana, milhares de alunos foram mobilizados por uma ação proativa liderada pela Comissão de Prevenção e Combate às Drogas, sob a presidência do deputado Lucas Neves (Podemos). O evento, que se estendeu por cinco dias, reuniu uma equipe de especialistas determinados a esclarecer a comunidade catarinense sobre os impactos danosos das drogas e seus efeitos corrosivos na sociedade. O foco principal foi direcionado à conscientização antidrogas entre os jovens em idade escolar, reconhecendo que a educação é a melhor arma nessa batalha. Segundo Lucas, trata-se de um tema sensível, atual e impactante na vida das pessoas.

Doze escolas somente em Lages

O Circuito percorreu 12 escolas em Lages, realizando um total de 20 palestras que envolveram mais de 3 mil estudantes e contaram com a participação de 100 lideranças locais e regionais. Um dos destaques do evento foi o subtenente Cláudio Wolff, instrutor pioneiro do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que compartilhou sua experiência de 25 anos dedicados a essa iniciativa. Ele enfatizou a importância de iluminar os perigos das drogas na vida dos jovens, pois cada adolescente possui sonhos, objetivos e projetos, e a droga pode desviar seu foco.

Tema alarmante e preocupante

Dados alarmantes do Sistema Único de Saúde (SUS) registraram, somente em 2021, mais de 400 mil atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais relacionados ao uso de drogas e álcool. O Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas (Cread) alerta para o número alarmante de casos de dependência química iniciados na juventude.

Minirreforma eleitoral será testada nas eleições municipais

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

No meio da semana, na quarta-feira (13), o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4.438/2023, que compõe o conjunto de projetos da chamada minirreforma eleitoral. Sempre que há uma discussão neste sentido, na observação que vem das entrelinhas da proposta, há sempre itens que contemplam a própria classe política, do que o real interesse do processo eleitoral. Durante a votação, o placar foi de 367 votos favoráveis, 86 contrários e uma abstenção. Entre as novidades, a liberação do uso do Pix para transferências de doações de campanha. O texto também teve mudança, quanto ao calendário eleitoral, com a antecipação do prazo final para o registro de candidatura e a mudança no período das convenções, que deverão ocorrer entre 5 e 20 de julho. Por pouco não foi aprovada uma maior flexão para as punições de compra de votos. Felizmente, essa parte foi suprimida. Enfim, para que as novas regras entrem em vigor já nas eleições municipais de 2024, a matéria tem que ser aprovada no Senado Federal e ir para sanção presidencial antes do dia 6 de outubro. E esperar que as ditas correções tenham resultado prático. As eleições municipais servirão com teste.

Pontos…

Recorde em viagens – Ao retornar nas mais recentes Viagens, Cuba e Estados Unidos, o presidente Lula terá somado quase dois meses, dos nove de governo, em viagens para fora do país. Um recorde. O Presidente já visitou perto de 20 países em pouco tempo no terceiro mandato. Isso sem contar os gastos destemidos com hospedagens em hotéis de luxo, sem a mínima preocupação com o dinheiro público;

Saúde infantil – A Região Sul do Estado contemplada com a inauguração da nova UTI pediátrica do Hospital Dom Joaquim, nesta sexta-feira, 15, incrementos importantes na atenção à saúde infantil da Sombrio, e reabertos leitos de UTI no Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC), em Criciúma. O governador Jorginho Mello e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, participaram dos atos de inauguração;

Adiantamento – Casan segue atendendo as famílias atingidas pelo rompimento do reservatório na comunidade de Monte Cristo, em Florianópolis. Nesta sexta-feira (15), foram contabilizadas 122 famílias com adiantamento da indenização. Ao todo são 220 famílias cadastradas. O trabalho de adiantamento prossegue neste sábado (16), e deve prosseguir nos próximos dias até que o adiantamento seja completado.

 

Contato com a coluna: [email protected]

 

Você também pode gostar