Notícias de Criciúma e Região

Educação, emprego, segurança, infraestrutura e saúde são os pilares das campanhas

A foto não retrata os temas do título, e sim, a contemplação que terão agentes de turismo do Nordeste, durante visita ao Sul do Estado e a Serra Catarinense. (Foto: divulgação)

Entro em seguida na minha abordagem a respeito do título acima, em questão. Antes, quero registrar aqui a bela iniciativa tomada pelo Sebrae/SC e a Santur, ao oferecerem a cinco operadoras de turismo e cerca de 50 agências de viagens vindas do Nordeste, a oportunidade para conhecerem os potenciais turísticos do Sul do Estado e da Serra Catarinense. O setor turístico dessas regiões tem crescido, principalmente, com a participação da iniciativa privada. Fico feliz de ver que a Santur está em meio à iniciativa, dando também suporte para os agentes nordestinos. O que me preocupa é a falta de planificação, ou até mesmo abordagem sobre o tema até agora, de parte dos candidatos. O turismo e outros setores têm de ter o mesmo zelo.

Sobre os pilares das campanhas

Fugindo um pouco do factual,  eventualmente irei entrar em questões que merecem reflexão. Contextualizo o que vejo ao longo das campanhas, e isso não é de hoje, que educação, emprego, segurança, infraestrutura e saúde são os principais temas em que os candidatos tomam como base em seus planos de governo. Aliás, até mesmo em debates, notadamente, os assuntos giram em torno deles, mesmo quando perguntam um ao outro. Dificilmente segmentos como meio ambiente, turismo ou esporte, entram na discussão, por onde quer que se expressem, com rara exceção. O turismo, um dos setores que mais sofreu com a pandemia, e com ele, os segmentos dos eventos e gastronômicos. Confesso que fico aguardando de parte dos candidatos manifestações que possam dar uma expectativa futura de parte de seus planos de governo a essa ala da economia. Nada. É como se o período pandêmico e seus reflexos fossem apenas coisa do passado.

Iniciativa

Sem discriminação e democraticamente irei trazendo aqui neste espaço, informações das campanhas eleitorais dos candidatos ao Governo e ao Senado, e se achar pertinente, de outro candidato das demais esferas. No entanto, alerto as assessorias para que enviem no e-mail [email protected], os releases. Caso contrário, não há como saber por onde andam e o que fazem os candidatos durante a campanha. Alguns já estão mandando conteúdos, e sendo assim vou abrindo a coluna para o devido registro, a partir de material enviado pela assessoria de Gean Loureiro.

Mais investimentos na saúde

Os candidatos a governador não têm tido trégua quanto às participações em debates. Obviamente, nesses promovidos por rádios torna-se mais difícil o acompanhamento. Há alguns dias, em Criciúma, o ainda pré-candidato Gean Loureiro (UB), aproveitou a ocasião para falar da necessidade de mais investimentos na Saúde em todo o Estado, e, em especial, na Região Sul. Tocou num ponto crucial, em relação à região, que segundo ele, sofre com a falta de UTI pediátrica para crianças com câncer. Lembrou que em Criciúma não há Hospital Geral. Por outro lado, sempre que pode fala de suas ações enquanto fora prefeito de Florianópolis, as quais, usa como referência para um futuro governo estadual, caso seja eleito. Por fim, não deixa de alfinetar o governador e candidato à reeleição, Carlos Moisés (Republicanos), principal alvo de suas críticas.

Etc & Tal

  • Por falar em Gean Loureiro, nesta quinta-feira (18), encontra-se visitando municípios do Oeste. Na Sexta (19), estará no Meio-Oeste. E, no sábado, 20, ao lado do candidato ao Senado, Raimundo Colombo, estará marcando a arrancada da campanha num grande encontro programado para às 10 horas, no Cento de Eventos;
  • Na coluna desta sexta-feira (19), trarei detalhes que consta no Plano de Governo de Jorginho Mello (PL), a respeito do “Pronamp Rural”, em que ele argumenta a importância de criar em Santa Catarina uma linha de crédito para atender os produtores rurais.
Você também pode gostar