“Passagem de ônibus não sofrerá reajuste até maio de 2019”, garante Salvaro

Comunicar o resultado das medidas adotadas por conta do decreto nº 1097, assinado em 6 de julho de 2017, que autorizou a criação da Comissão de Estudos de Racionalização do Sistema de Transporte Público. Este foi o assunto que pautou a coletiva de imprensa na tarde de hoje, no Salão Ouro Negro, do Paço Municipal Marcos Rovaris.

Na oportunidade, o prefeito garantiu que até maio do próximo ano, não haverá reajuste no valor da passagem do transporte coletivo. “Essa medida faz parte de um processo de melhorias tomadas a partir de um estudo com duração de seis meses. Criamos este decreto, e conseguimos reduzir 14% o número de linhas de ônibus na malha viária de Criciúma. Foram medidas de contenção de despesas de racionalização tornando mais eficiente o sistema”, considera o prefeito.

Monitoramento dos ônibus

Em dezembro de 2017, entrou em funcionamento o Centro de Controle Operacional (CCO), que faz o monitoramento dos ônibus de forma individual via GPS instalado em cada veículo. Dessa forma, é possível fazer o controle e acompanhamento preciso dos horários e itinerários dos ônibus. Os dados coletados pelo CCO são enviados ao aplicativo de celular Moovit. Segundo a engenheira civil da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma, Caroline Paim Zanette, o sistema, disponível gratuitamente para dispositivos móveis, informa ao usuário do transporte coletivo onde está o ônibus desejado e a hora exata da chegada ao ponto.

“Dessa forma, conseguimos evitar qualquer tipo de transtorno. Se um ônibus precisa fazer algum desvio, por exemplo, um fiscal do CCO comunica os agentes de trânsito e estes organizam o tráfego de forma a não causar atrasos para o coletivo. É um ganho muito grande na operação do sistema”, afirma Caroline.

“Passamos por um período de análise e a partir de fevereiro iniciou o processo de aplicação. Era preciso racionalizar o transporte. O sistema operava para 1,5 milhão de passageiros por mês. Com o passar dos anos, o número de usuários diminuiu. Com base no estudo, transportamos 950 mil passageiros por mês, embora nossa capacidade seja projetada para 1,3 milhão, já que nossa intenção é que o número de passageiros volte a crescer com essas melhorias”, explica Caroline.

Desde fevereiro deste ano, a produção média mensal foi reduzida em 14% e remanejada, adequando os horários, as linhas e os veículos conforme o número de passageiros, de forma a suprir a demanda dos horários de pico.

“Racionalizamos apenas as linhas ociosas, aquelas em que o ônibus operava praticamente vazio. Um coletivo sem passageiros tem o mesmo custo de um que circula utilizando toda a capacidade, por isso, foi necessário fazer esse remanejamento. É uma medida tomada para gerar economia para o próprio cidadão que paga pelo serviço. Conseguimos gerar economia congelando o valor da tarifa”, destaca o diretor da DTT, Gustavo Medeiros.

Moovit

Implantado em Criciúma em 2018 o Moovit é um aplicativo de mobilidade urbana, que está disponível em mais de 400 cidades ao redor do mundo. O aplicativo israelense é gratuito, e oferece informações em tempo real das linhas e horários de ônibus para os usuários, além de trazer mais planejamento nas viagens e mais segurança para os passageiros. O usuário consegue monitorar em tempo real o percurso do ônibus. A ferramenta oferece recurso de alerta que avisará o ponto exato de onde descer do ônibus, e está disponível para Android, iOS e Windows Phone. Em cinco meses, mais de 20 mil usuários já fizeram o download do app e cerca de 1.500 consultam o aplicativo diariamente.

Biometria facial

A partir do decreto, para benefício dos usuários com desconto ou isenção, a ACTU implantou o sistema de biometria facial. Consiste na instalação de equipamentos junto aos validadores dos ônibus e terminais para reconhecimento facial. O software avalia características únicas do rosto e identifica o indivíduo por meio de uma imagem.

“Esse sistema garante que o apenas o detentor do benefício usufrua deste serviço. Dessa forma, com essa nova tecnologia, o índice de fraude foi reduzido e a nossa intenção é chegar a zero”, conta Gustavo. Além do sistema de biometria facial, todos os equipamentos de bilhetagem eletrônica foram atualizados.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.