Parque Ecológico de Maracajá é opção de passeio no verão
Aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, local oferece uma ampla infraestrutura, proporcionando aos visitantes momentos de lazer e entretenimento
O Parque Ecológico Municipal Prefeito Thomaz Pedro Rocha de Maracajá também é uma opção de lazer durante o Verão. Enquanto as praias, lagoas e clubes atraem multidões nos dias quentes, aqueles que buscam uma experiência única e um contato mais próximo com a natureza encontram no parque uma opção singular na região. Neste período, a região recebe uma diversidade de turistas, principalmente do Rio Grande do Sul.
O parque, aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, oferece uma ampla infraestrutura, proporcionando aos visitantes momentos de lazer e entretenimento memoráveis. Destaca-se a trilha “Macaco-Prego”, uma jornada de 4,5 quilômetros que cativa pessoas de todas as idades, desde os que buscam uma caminhada tranquila até os aventureiros que gostam de atividades mais radicais.
Esta trilha não é apenas um percurso, é uma oportunidade de explorar a natureza, praticar exercícios físicos e promover a saúde, tudo enquanto aprecia as maravilhas naturais do local. A presença encantadora dos macacos no parque adiciona um toque especial, proporcionando entretenimento tanto para os mais jovens quanto para os adultos.
A manutenção do Parque é essencial para assegurar uma experiência agradável e segura aos visitantes.O diretor de Turismo, Marzeu Rodrigues da Silva, destaca a atual reforma da trilha Ipês, danificada pelo último vendaval. “Essa atenção estende-se a todas as outras trilhas, garantindo condições ideais para os visitantes”, destaca.
Para orientação, as trilhas são equipadas com placas indicativas, informativas e educativas, proporcionando aos visitantes uma compreensão mais profunda do ambiente e incentivando a importância da conservação. A maior trilha, com 4,5 quilômetros, oferece uma jornada de aproximadamente 1h30min, e Marzeu Rodrigues da Silva aconselha os aventureiros a usarem roupas e calçados adequados, além de levarem uma garrafinha de água para garantir uma experiência segura e confortável.
Mais atrativos
Além das trilhas, o Parque dispõe de uma variedade de atrações, incluindo um mirante de 20 metros de altura que proporciona uma vista panorâmica. Parque infantil, ponte pênsil, espaços amplos para piqueniques, quiosques, restaurante e a presença de aves e animais complementam a diversidade de atividades disponíveis.” O Parque Ecológico é um destino imperdível para quem busca uma conexão com a natureza, prática de exercícios e momentos de lazer e diversão”, considera o prefeito Anibal Brambila.
O Parque, concebido para integrar preservação ambiental e lazer, é agora um notável patrimônio natural do extremo sul catarinense, recebendo cerca de 1500 visitantes a cada final de semana. “Estes números refletem não apenas a beleza do Parque, mas também o seu papel vital na promoção do turismo ecológico na região”, finaliza Brambila.