Parque Astronômico Municipal de Criciúma é cenário para obra cinematográfica
As gravações do curta-metragem, iniciaram nesta segunda-feira (14)
Nos dias 14 e 15 de outubro, um dos pontos turísticos mais visitados de Criciúma, o Parque Astronômico Albert Einstein E=mc², se torna cenário para a gravação do curta-metragem, “Notícias da Lua”. A obra do diretor e roteirista Sérgio Azevedo, é produzida pela da Café Preto Filmes e conta com a participação do consagrado ator Otávio Augusto, e a participação do ator mirim Davi Burg. Durante esses dois dias o parque estará com o acesso restrito ao público.
De acordo com o gerente administrativo do Parque Astronômico de Criciúma, Alessandre Jorge Moro, as gravações do projeto cinematográfico destacam a cultura popular brasileira e também o equipamento turístico municipal. “Essa é uma oportunidade única para colocar a nossa cidade também no roteiro turístico cultural. Um dos objetivos do parque, é promover o conhecimento aos que nos visitam, para isso contamos com professores qualificados e preparados para atender o público”, explica.
A escolha do cenário veio depois de uma longa pesquisa por parte da produção. Foram analisados todos os planetários de Santa Catarina até encontrar o ideal para as filmagens. Deste modo, o diretor e roteirista, Sérgio Azevedo contou que quando conheceu o Parque Astronômico percebeu que era o cenário ideal para realizar as captações. “O planetário de Criciúma me encantou. Ele tem coisas muito legais, ele tem os foguetes, toda a parte externa. É muito bonito, tudo muito bonito, parece uma cidade cenográfica já pronta pro filme”, destaca.
Detalhes sobre curta-metragem
“Notícias da Lua” é o terceiro projeto de ficção de Azevedo. A história é contada na perspectiva de um menino autista de 10 anos chamado Luã, que possui hiperfoco em astronomia. O personagem é interpretado pelo ator mirim Davi Burg. A narrativa se desenvolve a partir do desaparecimento da lua, na qual a situação será explorada pelo Luã ao lado do velho zelador de escola apaixonado por ciências e astronomia chamado Astor, que será interpretado por Otávio Augusto.
Sobre o elenco
Otávio Augusto é ator que possui mais de 50 anos de carreira, é nacionalmente conhecido por seus papéis de destaque na TV, no teatro e no cinema. Iniciou no mundo das artes nos anos de 1960, participando de radionovelas e programas musicais, seguindo depois para o teatro. O seu marco na televisão foi com a novela Turbilhão (1965), da emissora Record, e em pouco tempo conseguiu ser escalado para Excelsior, Band e Tupi, e inclusive para Rede Globo na qual teve seu primeiro papel fixo em 1975 em Escalada.
Davi Burg, de 11 anos natural de Brusque, foi selecionado para o papel durante as audições que contaram com a participação de quase 40 meninos autistas da mesma faixa etária.
Também fazem parte do elenco do curta o ator Cássio do Nascimento, que interpreta Samuel, o instrutor do observatório, e as atrizes catarinenses Dea Busato, no papel de Verônica, mãe de Luã, e Ana Miranda, que interpretará a professora Márcia.