Para celebrar a Páscoa, crianças da oncologia pediátrica do São José participam de atividades especiais
Na ação especial eles puderam decorar seus próprios ovos de Páscoa, fazer a caça ao coelhinho e participaram contações de história sobre Jesus Cristo
A Páscoa é um momento de celebrar o amor, a vida e a esperança. Para as crianças internadas na área de oncologia pediátrica do Hospital São José, de Criciúma, é também um período de diversão e alegria. Foi isso que os colaboradores buscaram proporcionar aos pequenos que atualmente estão em tratamento na instituição. Uma ação especial onde puderam decorar seus próprios ovos de Páscoa, fazer a caça ao coelhinho, contações de história sobre Jesus Cristo, sem esquecer o real sentido da data.
“A nossa intenção é minimizar os impactos da permanência hospitalar na vida dos pacientes. Assim, procuramos colocar o paciente como protagonista, no centro do cuidado, oferecendo atividades que lhes coloquem o mais próximo possível do seu cotidiano e, consequentemente, contribuam na recuperação da sua própria saúde”, explica a nutricionista do HSJosé, Beatriz Motta.
A confecção dos ovinhos decorados pelas crianças foi realizada pela padaria do HSJosé que produziu os ovos de chocolate e recheios. Eles foram entregues em um kit Páscoa aos pacientes “mirins” internados na instituição.
Mais atividades realizadas
Além da decoração dos ovinhos, as crianças também participaram de um momento especial reforçando a importância da data. Contações de histórias que enaltecem o motivo da data ser celebrada, pintura de orelhinhas de coelho, caça aos ovinhos, entre outras atividades também foram realizadas.
“Essas atividades possibilitam a diversão e a celebração entre as crianças, seus familiares e também os colaboradores da instituição. É uma forma de celebrarmos, juntos, o real espírito da Páscoa, em memória de Jesus”, aponta a assistente social do HSJosé, Gilmara Belmiro.
Serviço de referência
O serviço de oncologia pediátrica do HSJosé é considerado um serviço de Alta Complexidade e referência para a região Sul de Santa Catarina. O Hospital São José atende os municípios das regiões Carbonífera (Amrec) e Extremo Sul (Amesc).