Notícias de Criciúma e Região

Pais de alunos promovem buzinaço devido troca de direção de Ceim

Pais de alunos do Centro de Educação Infantil (Ceim) Mário Pizzetti, localizado no bairro Ana Maria, em Criciúma fizeram um protesto nesta terça-feira, 2, pela manhã, em frente à escola, contra a troca de direção do Ceim. No período da noite, a partir das 19h30, está sendo programado um buzinaço.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Fomos pegos de surpresa com essa notícia e para nós, pais é inaceitável. Estamos protestando em respeito à democracia. A direção atual está ali, por nossa escolha, excelência e comprometimento. O que uma liminar pedida pelo prefeito ao Tribunal de Justiça, que já havia perdido a votação ano passado na Câmara Municipal de Criciúma, há de tirar o diretor da vaga”, fala em tom indignado, Lidiane dos Santos Bittencourt, mãe de aluno.

Ainda segundo ela, para o período da noite está sendo programado um buzinaço. “A ideia é de sair do bairro pela Via Rápida, chegar na Avenida Centenário, retornar pela Prefeitura de Criciúma e voltar até a frente do Ceim”, explica ela sobre o trajeto.

No aguardo da exoneração

Luciane Virtuoso que estava na direção do Ceim há 11 anos, informou que na tarde de ontem, 01, o secretário de Educação, Valmir Dagostim, esteve na unidade de ensino, para comunicar a decisão verbalmente. “Ele nos informou que a secretaria de educação estaria realizando algumas análises técnicas”, disse a diretora. Ainda segundo ela, em sua unidade de ensino a formação é de crianças pensantes. “E que não vão servir de capacho para futuros governantes lá na frente. E eles querem gestores que engessem a cabeça das crianças”, lamenta ela, que diz ainda estar no aguardo do decreto de exoneração.

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma, Jucélia Vargas, informou que no momento nenhuma direção escolar foi trocada, mas alguns diretores já estão sendo comunicados da troca. Ela informa que, além do Ceim Mário Pizzetti foram até a Escola José Cesário da Silva, no bairro Nossa Senhora da Salete e na Escola Jorge da Cunha Carneiro, na Próspera.

“Num momento de pandemia, onde precisamos investir na saúde, a Secretaria de Educação, se presta a esse papel. As escolas estão com problemas, professores e funcionários positivando, alunos com suspeita de Covid-19 e diretores fazendo o melhor possível para que a escola possa caminhar. O secretário de educação está prestando a este papel ditador,  de trocar de direção para cumprir as promessas de campanha, isto é trair um direito que a classe conquistou durante longos anos. O sindicato fará ações jurídicas e políticas para que isso não se efetive”, garante Jucélia.

O secretário de Educação, Valmir Dagostim, informou que das 65 escolas escolas da rede municipal de ensino, até o momento quatro diretores foram substituído e os  demais permanecem até o momento no cargo.

Entenda o caso

A indignação deve-se a liminar concedida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), no dia 17 de fevereiro, onde suspendeu o art. 121 da Lei Orgânica do Município de Criciúma, que prevê, a escolha dos diretores das escolas municipais por meio de eleição direta. Proposta pelo prefeito Clésio Salvaro, representado pela Procuradoria-Geral do Município, a Ação Direta de Inconstitucionalidade foi votada em sessão virtual do Órgão Especial e contou com a desembargadora Hildemar Meneguezzi de Carvalho como relatora. Segundo a Procuradoria-Geral do Município de Criciúma, a decisão do Tribunal de Justiça foi unânime, o que reforça a construção de inconstitucionalidade.

Você também pode gostar