Notícias de Criciúma e Região

Pagamento com QR Code e aplicativo ganham força no transporte coletivo de Criciúma

Objetivo é de oferecer aos usuários mais opções para o pagamento da tarifa e segurança

Faz dois anos desde o início da pandemia que a passagem de ônibus de Criciúma não pode mais ser paga em dinheiro. A tecnologia foi implementada em junho de 2020, por meio de decreto municipal. Desde então, o uso do Cartão Cidadão e do aplicativo Si.go, ganhou força no transporte público, segundo o gerente do consórcio Cribus de Criciúma, Vilson Amaral, por oferecer aos usuários mais opções para o pagamento da tarifa e segurança. “Hoje nossa demanda de cliente que ainda não utiliza cartão é pequena. Em pouco tempo novas tecnologias serão adotadas como o uso do pix”, disse ele.

Hoje a passagem no valor de R$4,45, pode ser paga em dinheiro apenas nos três terminais de ônibus, por meio de uma passagem eventual. Ou o usuário que não possui cartão pode também usar o aplicativo Si.go.

Moradora do Loteamento Marli, a marceneira Denise Martins conta que utiliza o cartão há um ano. ” É bem mais prático. Semana passada recarreguei R$50,00, pra poder fazer minhas voltas. O bom é que não precisa usar dinheiro e as vezes não tenho trocado na carteira”, diz ela.

Como baixar o aplicativo

Caso o cliente queira fazer várias viagens, o sistema ideal é o cartão Criciúmacard Cidadão, onde é possível creditar valores maiores. Pode ser adquirido nos terminais no valor de duas passagens. “A primeira vai estar no cartão e a segunda quando fizer o cadastro no sistema. O cadastro deve ser feito para segurança”, informa Amaral.

Já para baixar o aplicativo pode ser feito na loja PlayStore ou Apple Store, em seguida, realizar o cadastro e inserir os dados do cartão de crédito. Após a aprovação da compra do valor pela operadora, o sistema libera um QR code. O passo seguinte é clicar no menu Meus Tickets, direcionar esse código no leitor, que fica na parte inferior do validador do ônibus. “O aplicativo é ideal para quem ainda não é adepto do cartão e quer comprar a passagem eventual. Ao baixar o aplicativo o usuário tem uma hora para utilizar o QR code que fica na tela do celular. A catraca é liberada e tem acesso ao terminal ou ônibus”, explica Amaral.

Créditos podem ser recarregados por aplicativo

Os créditos do Criciumacard podem ser recarregados direto pelo APP RecargaPay, basta baixar o aplicativo gratuitamente no celular. A opção é válida para os cartões CriciumaCard Cidadão, Estudante ou Professor.

Atualmente a média de usuários que circula pelo transporte coletivo é de 35 mil pessoas.

 

 

Você também pode gostar