Notícias de Criciúma e Região

Padre Fernando de Oliveira de 28 anos é o novo sacerdote da Diocese de Criciúma

A celebração foi presidida pelo bispo Dom Jacinto Inacio Flach

O Santuário Diocesano do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara, acolheu na tarde deste sábado, 14, a Santa Missa com o rito de Ordenação Presbiteral do Diácono Fernando dos Santos de Oliveira, de 28 anos. A celebração teve início às 15h, e foi presidida pelo bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, e concelebrada por dezenas de padres.

Padre Fernando, celebra suas primeiras missas neste domingo, 15, às 10h, na comunidade Santa Rita de Cássia, em Içara, e a noite, às 18h, na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, em Balneário Rincão.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

O pedido de ordem do candidato ao presbitério foi feito pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, Padre Samuel Colombo Pirola. Em seguida, o vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Salete, Padre Élisson Custódio Borges, deu seu testemunho sobre o jovem vocacionado.

Se entregar por amor

Durante a sua homilia, o bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, recordou a memória litúrgica de São Maximiliano Maria Kolbe. “Fernando que tu possas se inspirar também na vida deste santo que se entregou por amor”. O epíscopo destacou ainda o lema presbiteral escolhido por Fernando, “Me gastarei inteiramente por vós”, extraído do Evangelho da Carta aos Coríntios (Cor 12,15), lembrando que entregar-se é deixar Cristo agir. “Aquilo que um pai e uma mãe faz com seus filhos vão consumindo as suas vidas, mais isso é necessário para que os filhos possam crescer e também se manifestem para serem instrumentos de Deus”, acrescentou.

Para Dom Jacinto a vida do padre e do bispo é uma entrega ao serviço de Deus, a serviço daquele que dá força, coragem e ânimo. “Tudo aquilo que fizermos com fé e amor chega até o coração de Deus, escolheste muito bem Fernando em ser sacerdote, hoje o Cristo vai participar para ti do teu sacerdócio para sempre”.

O rito de ordenação presbiteral

Após a reflexão, deu-se sequência ao rito, com o propósito do eleito, a ladainha de todos os santos e a imposição das mãos e prece de ordenação, feitas pelo bispo. Depois, o padre foi revestido com a estola e a casula por seus pais, Pedro Paulo de Oliveira e Maria Nazaré dos Santos, e o padre Marcos Rech, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Salete, em seguida, teve as mãos ungidas com o óleo do Crisma por Dom Jacinto. A sua primeira bênção foi dada aos seus pais, em seguida, o novo sacerdote recebeu os aplausos dos presentes.

Momento de agradecer

Ao final da celebração, padre Fernando agradeceu a Deus destacando que “chegar ao sacerdócio é graça divina, nunca é mérito humano”. O novo sacerdote recordou ainda a inspiração e exemplo dos padres Gregório Michels e Ângelo Galato, ambos já falecidos. “Minha gratidão aos meus familiares, principalmente aos meus pais, que junto de Deus me deram a vida, sou grato por toda a educação, apoio e amor, que Deus os abençoe”.

 

 

 

Você também pode gostar