Outono inicia hoje com o fenômeno do equinócio

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo

O verão se despede oficialmente hoje, 20, às 13h15, quando ocorre o fenômeno do equinócio de outono. A palavra “equinócio” vem do latim, e significa noites iguais. Portanto, hoje é o dia do ano em que o dia e a noite tem o mesmo número de horas. A medida que avançamos para o meio do ano e para o inverno, as noites ficam mais longas e os dias mais curtos. No verão é o contrário, dias longos e noites curtas.

Conforme o doutor em climatologia, Marcio Sônego, da Epagri de Urussanga, teremos temperaturas mais amenas nos primeiros dias da nova estação. “Será um tempo mais estável. Tardes quentes, noites frias e a predominância de bom tempo. As chuvas virão em frentes frias e com ciclones extratropicais. Por conta do fenômeno La Niña, abril será mais quente e em maio as temperaturas voltam a cair”, explica.

Sônego avalia a passagem do verão como boa para a agricultura. “A estação da Epagri apontou fevereiro com 1º abaixo da média histórica, foi bom para a colheita do arroz e da uva para o pessoal de Urussanga”, ressaltou.

Apesar da chuva de hoje, o restante da semana será de tempo bom na região sul. Por conta da entrada de uma frente fria, a chuva volta no domingo. A estação do outono dura até o dia 21 de junho.

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo

#clima, #equinócio, #MarcioSonego, #meteorologia, #outono, #tempo, chuvas, Epagri, home_destaque

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo
Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo