Notícias de Criciúma e Região

Operação “Marias” prende 25 pessoas acusadas de violência doméstica em SC

Polícia Civil realiza desde às 6h desta quarta-feira, 27, a Operação “Marias” em Santa Catarina. A mobilização visa frear os índices de violência doméstica no Estado, em especial o feminicídio, através de ações que extraiam dos agressores qualquer sentimento de impunidade.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Estão sendo mobilizados mais de 350 policiais civis em todas as 30 Delegacias Regionais para cumprir 81 mandados de prisão expedidos pela Justiça contra suspeitos de violência doméstica, 23 mandados de busca e apreensão e 1.211 fiscalizações de medidas protetivas. Até por volta do meio-dia, o balanço preliminar indicava 25 prisões, 17 mandados de busca e apreensão cumpridos e 342 fiscalizações de medidas protetivas realizadas. A ação se estenderá durante todo o dia. Também foram apreendidas pelos policiais civis em algumas buscas nas residências armas e munição com suspeitos.

O nome “Marias” faz referência à Maria da Penha Maia Fernandes, vítima emblemática de violência doméstica, referencial na luta em defesa dos direitos das mulheres e cujo nome é emprestado à lei “Maria da Penha”, uma ferramenta fundamental no combate à violência doméstica de familiar. A operação tem caráter nacional em parceria com o Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC) e é realizada também em outros Estados do Brasil.

As prisões são preventivas ou de sentença definitiva determinadas pela Justiça. Os motivos das prisões são crimes como violência sexual, estupro de vulnerável, ameaça, descumprimento de medida protetiva e posse irregular de arma de fogo.

Você também pode gostar