Onda de frio polar pode trazer neve para SC nesta terça-feira
Semana tem de tudo um pouco na previsão do tempo: frio polar, rajadas de vento, maré alta, chuva congelada e até possibilidade de neve
A manhã desta terça-feira, dia 17, tem previsão é de neve nas serras catarinense e gaúcha. No Extremo Oeste e Planalto Sul, tem possibilidade de chuva congelada e/ou neve nas áreas altas dessas regiões. Um ciclone subtropical em deslocamento para Santa Catarina deve deixar o tempo meio “doido” esta semana.
📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
Uma intensa massa de ar frio de origem polar está avançando pelo Sul do Brasil e deve provocar de tudo um pouco: frio polar, ventos fortes, maré alta, chuva congelada e neve. As temperaturas ficam abaixo de 5°C no Oeste, Planaltos, Alto Vale e Litoral Sul (e abaixo de 0°C nas áreas mais elevadas). Nas áreas litorâneas variam entre 4°C e 9°C. Durante a tarde, as temperaturas ficam entre 6°C e 13°C do Oeste e Planaltos e de 15 a 19°C nas áreas litorâneas.
Na terça-feira (17), a sensação de frio intenso aumenta em Santa Catarina. O deslocamento do ciclone subtropical no oceano, provoca ventos fortes em todo o centro-leste do estado, com rajadas entre 50 e 80 km/h entre o Planalto Sul e litoral. Ainda, a umidade deslocada pelo sistema de baixa pressão combinada às baixas temperaturas favorecem a ocorrência de precipitação invernal durante a noite nas áreas mais elevadas da Serra.
O tempo frio requer alguns cuidados especiais, já que as doenças respiratórias são comuns nesse período. Os conselhos da “mãe” são importantes: se agasalhe bem, não saia com o cabelo molhado, tome um chá ou um café quente e muita vitamina C.
Ciclone subtropical
Preocupados com a possibilidade de alguns efeitos mais extremos causados pela mudança no clima, o Inmet e a Marinha divulgaram uma nota conjunta na qual informam haver “condições favoráveis para a formação de um ciclone subtropical em alto-mar, na posição 36°S 042°W, aproximadamente 530 milhas náuticas (980 km) ao sul da costa do estado do Rio Grande do Sul, com rápido deslocamento para sudoeste e posterior deslocamento para oeste/noroeste, a partir da manhã do dia 16 de maio”.
Ainda de acordo com a nota, caso as condições atmosféricas persistam, o sistema deverá ser classificado como “tempestade subtropical”. “A atuação deste sistema meteorológico poderá causar ventos de até 55 nós (100 km/h) no entorno do ciclone, principalmente nos setores leste e sudeste desse sistema, até a noite do dia 16 de maio”, complementa a nota.
Na internet, a Marinha mantém atualizados os alertas de mau tempo. Informações meteorológicas podem ser visualizadas também por meio do aplicativo Boletim ao Mar, disponível para download para os sistemas Android e iOS. Ainda segundo o instituto, a massa de ar frio continuará atuando em grande parte do Brasil até o final da semana.
Com informações: Agência Brasil