Olhar resíduo não mais como lixo: o desafio do Programa Penso, Logo Destino do IMA
Coordenador estadual do programa, Cícero Brasil, esteve no Portal Litoral Sul e falou da importância de conscientizar a população e mudar cultura e paradigmas
Olhar o lixo de maneira diferente pode ser um grande desafio, mas é fundamental para a mudança de cultura da sociedade com relação aos resíduos produzidos diariamente. É isso que defende Cícero Brasil, coordenador estadual do Programa Penso, Logo Destino (PLD), do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).
Em passagem pela região, Cícero Brasil esteve nos estúdios do Portal Litoral Sul e conversou com a jornalista Karol Carvalho sobre mudanças fundamentais para preservar a vida e o meio ambiente. “Quando a gente olha para uma lixeira, pensa que o que é depositado ali é lixo, e que lixo é sujo. É cultural pensar assim. Mas se a gente mudar a visão e passar a olhar para o objeto como um coletor de matéria prima para outros produtos, tudo muda”, destaca.
Evento estadual em Nova Veneza
Na oportunidade, o coordenador ainda convidou para um evento importante que será realizado em Nova Veneza no dia 7 de novembro: o Encontro Estadual do Programa Penso, Logo Destino (PLD).O público-alvo do evento são coordenadores municipais do programa PLD e gestores municipais. A expectativa é receber até 300 pessoas, que representarão mais de 80 municípios catarinenses.
A programação do evento contará com a presença de renomados especialistas na área de gestão de resíduos sólidos e logística reversa. Dentre os convidados confirmados estão a Vice-Governadora Marilisa Boehm, a Presidente do IMA Sheila Maria Martins Orben Meirelles, representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Ministério Público de Santa Catarina, da Secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde, além de representantes de municípios e consórcios municipais.
As inscrições são gratuitas e estão abertas neste link, mas segundo o coordenador, restam poucas vagas.
Confira o bate-papo sobre cuidado com meio ambiente, mudança de cultura e educação.
Vídeo no Youtube
Ouça no Spotify