Oficinas culturais transformam e impulsionam sonhos
Centenas de pessoas conquistam novas oportunidades por meio da arte compartilhada em diferentes modalidades gratuitamente no Parque Diamante +Energia
Aos 11 anos, as amigas Letícia da Rosa da Silva e Lívia Loreto Virtuoso têm um sonho em comum: serem bailarinas profissionais. A dança faz parte da rotina das meninas desde muito cedo e ambas estão tendo a oportunidade de aprenderem mais sobre a arte através das oficinas culturais gratuitas oferecidas pelo Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo.
É por meio das oficinas que elas aprimoram seus talentos e já conquistaram até título internacional. Com a supervisão do professor das oficinas de dança e coreógrafo Alex Martins, Letícia e Lívia participam das aulas semanalmente e, junto com o grupo, foram premiadas em festivais e competições nacionais e internacionais.
Uma das grandes conquistas recentes dos alunos da oficina de dança do Parque Diamante +Energia foi na final do Universal Dance World Championship. Eles se classificaram como campeões mundiais em um dos maiores eventos de dança da América Latina, realizado em Cancún no México. Letícia e Lívia, que moram com a família em Capivari de Baixo, ficaram em primeiro lugar na categoria Conjunto Jazz e Lívia se destacou também em primeiro lugar no Solo Contemporâneo.
Para chegar ao pódio no evento mundial, as meninas tiveram que ter muita persistência e disciplina e ainda passar pela primeira experiência ao viajar de avião para outro país. “Foi nossa primeira vez em um avião. Ficamos com medo, deu frio na barriga. A gente até dormiu uma por cima da outra, mas conseguimos chegar lá e foi muito divertido”, lembram as pequenas bailarinas, orgulhosas de suas conquistas através da arte da dança.
Gislaine Rodrigues da Rosa é mãe de Letícia e se sente orgulhosa em ver o sonho da filha tornando-se realidade. Ela e toda a família apoiam a pequena e acompanham suas evoluções diariamente. “Leticia foi sempre muito tímida e a dança a ajudou a se desenvolver nessa questão, e foi a cada dia evoluindo mais. Durante todo esse tempo minha filha e os demais alunos tiveram o apoio do Parque Diamante para participar de vários eventos nacionais e internacionais, onde foi de extrema importância e só temos a agradecer”, diz a mãe que pretende matricular a filha novamente para as oficinas de 2024.
Desenvolvimento e autoestima
No Parque Diamante +Energia, as oficinas culturais gratuitas também contemplam aulas de artes cênicas e dois novos alunos estão aproveitando o conhecimento e as técnicas para aplicarem em seus trabalhos. Enzo Urbano Felisberto e Helena Vargas também têm algo em comum: além da paixão pela arte de interpretar, eles são modelos mirins profissionais.
Cheios de estilo e beleza, os pequenos sonham em alavancar suas carreiras no mundo da moda e da publicidade e participar das oficinas culturais gratuitas no Parque Diamante +Energia tem feito grande diferença.
Com apenas 8 anos, Enzo Urbano esbanja simpatia e mantém mais de dez títulos como mister e model influencer. Ano passado ele foi um dos destaques do concurso Mister Brasil Universe, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
Ele conta que desde muito pequeno gostava de brincar de teatro com seus bonecos e seus pais resolveram matriculá-lo nas oficinas gratuitas de teatro com a professora Fernanda Neves, no Parque Diamante +Energia. “Eu gosto das aulas e me ajuda a me desenvolver para os meus jobs como modelo. Fico ensaiando minhas falas em casa e às vezes até improviso”, conta Enzo.
Para Helena Vargas, de 10 anos, que também é modelo mirim de marcas de roupas renomadas, as oficinas de teatro ajudam a melhorar sua desenvoltura e memorização. “Às vezes preciso fazer vídeos nos meus trabalhos e as aulas de teatro me ajudam bastante a melhorar minhas expressões faciais e simpatia, porque acho que ainda sou um pouco tímida, mas estou melhorando”, diz.
A professora das oficinas de teatro do Parque Diamante +Energia, Fernanda Neves, ressalta que o teatro não é só para quem quer ser artista. As técnicas auxiliam na desenvoltura e no estímulo ao autoconhecimento; aumento da autoestima; favorecimento da interação entre outras pessoas; elevação no interesse pela literatura; estímulo da criatividade; aumento do senso de responsabilidade e muito mais. “Sempre digo que todo mundo deveria fazer teatro, pois são muitos os benefícios e ficamos felizes em ver a evolução dos nossos alunos aqui do Parque e saber que estamos contribuindo com a educação e desenvolvimento deles através da arte”, enfatiza.
Oficinas estão com inscrições abertas para toda Amurel
O Parque Diamante +Energia está com inscrições abertas para novas oficinas culturais gratuitas. Neste ano, com uma novidade: as oficinas serão estendidas para moradores de toda a região da Amurel.
Pelo site parquediamanteenergia.com.br, os interessados podem garantir sua vaga para oficinas de dança de salão, jazz, ballet, circo, música popular, música clássica e teatro. As aulas serão realizadas no período diurno para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.
No período da tarde também funcionarão as aulas de dança de salão para idosos e adultos interessados. No período noturno, ocorrem as oficinas para pessoas a partir de 16 anos, em todas as modalidades. As aulas estão previstas para iniciarem no dia 19 de fevereiro, no Parque.
Acesse o link: https://parquediamanteenergia.com.br/plano-cultural/ e inscreva-se.
A ação cultural gratuita é realizada por meio do Ministério da Cultura, do governo federal, e conta com o apoio da Associação Jorge Lacerda, gestora do Parque Diamante +Energia e com o patrocínio da Diamante Geração de Energia, através da Lei de Incentivo à Cultura.