Notícias de Criciúma e Região

O valor da autenticidade

A personalidade, quando comunicada através de uma estratégia de imagem bem definida e genuína, constrói uma marca autêntica. As experiências de vida, valores pessoais, preferências, motivações, posicionamentos, influências culturais, devem estar presentes e serem exteriorizados através da imagem pessoal do político.

Mostrar a personalidade, de forma imagética e proposital, reforça o discurso. O vestir com intenção deve ser um aliado inseparável na comunicação política.

Chegar ao ponto ideal, em que a imagem conseguirá exteriorizar com autenticidade os valores do político, é um processo que exige critérios. O fortalecimento desta se faz por meio da repetição e da constância. Sim, repetir elementos visuais demonstra solidez, transmite credibilidade.

Não há fórmula pronta para expressar a personalidade. O político deve estar confortável para comunicar-se com confiança e isto só acontece quando há autenticidade.

A tentativa de encaixar alguém em um padrão, não levando em conta seus valores, lutas, pautas, gostos pessoais, contexto de vida, heranças culturais, está fadado ao insucesso.

Valorizar a personalidade e encontrar a melhor estratégia para comunica-la irá aproximar o político de seu público, irá forjar laços entre eles, mostrar afinidades e humanizar a relação.

Além disso, um político precisa que sua imagem informe força, poder e confiabilidade. Isto ele faz através de atitudes, não é mesmo? Também por meio destas, mas a imagem visual precisa dar um primeiro recado, precisa projetar estas qualidades no olhar do seu eleitor.

É fundamental sentir através do que é visto. A emoção tem um peso definitivo na formação da opinião. Este impacto visual positivo atrai e conecta.

Uma imagem autêntica deve fazer sentir o que se objetivou comunicar.

 

Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em etiqueta e pós graduanda em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.

Você também pode gostar