Anúncio

O recado das urnas

Na região Carbonífera o processo eleitoral deste domingo, 15, terminou consagrando Clésio Salvaro e Jairo Custódio. O Tucano de Criciúma fez mais uma vez a maioria absoluta dos votos. A história cantada por adversários que a voz das ruas era outra não se confirmou. Salvaro foi absoluto e em Criciúma parece ser “imbatível”. Consolida neste resultado sua condição de pré-candidato em 2022. Vai buscar vaga na majoritária, ou tentar a condição de deputado, mas é claro que isso ainda vai depender de todo o contexto que vai se desenrolar até lá. Na praia Jairo Celoy Custódio reinou. Obteve quase 90% dos votos, um dos maiores percentuais de todo o Brasil. Como se não bastasse sua coligação emplacou oito das nove vagas no legislativo. Foi reconhecido pelo trabalho desenvolvido no primeiro mandato e promete fazer um governo para continuar modernizando o Rincão.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Anúncio

Inconstitucional

Em sua primeira coletiva, Clésio Salvaro já tratou de avisar que vai derrubar na justiça a lei aprovada pela Câmara e que veta vereador como secretário. Disse que a matéria é inconstitucional.

 

Em Içara

Dalvania Cardoso fez a lição de casa. Aprendeu com a derrota em 2016 e trabalhou desde o dia seguinte ao pleito daquele ano para se eleger. É preciso reconhecer os méritos de Dalvania, mas também os erros de PSD e MDB. Juntas as legendas teriam uma chance enorme de garantir a vitória. Sem entendimento pavimentaram ainda mais o caminho da progressista. Dalvania falou hoje, nesta segunda, na Massa FM. Prometeu um governo forte, transformador da qualidade de vida. A primeira ação; “garantir no dia 10 de janeiro médico pediatra atuando no São Donato”.

 

Em Siderópolis

Na eleição mais equilibrada da Amrec, Franqui Salvaro, primo do Clésio, levou a melhor sobre Xande Feltrin. Foram apenas 16 votos de vantagem. Pesou nesse processo o apoio do ex-prefeito Guinga Warmeling e também a boa campanha do Tucano.

 

Em Nova Veneza

O bom administrador Rogério Frigo fez uma vitória talvez mais apertada do que imaginava, mas um resultado natural. Primeiro porque o adversário tem qualidades. Segundo porque Frigo vai para o seu quarto mandato e sempre há, mesmo com o bom trabalho, algum desgaste.

 

Em Forquilhinha

Os adversários de Neguinho esqueceram dos ensinamentos de Maquiavel. Dividir para conquistar. Neguinho sempre teve um percentual de votos próximo aos 30 %. A briga interna no PP, a saída de Dimas Kammer e o surgimento de outras campanhas fizeram com que o eleitorado de Lei, reduzisse e Neguinho finalmente chega ao governo.

 

Em Cocal

Aninha Scarpatto não conseguiu transferir para si, os votos do prefeito Ademir Magagnin e viu o competente Fernando de Fáveri, que tem atuação consagrada em municípios por onde atuou na saúde, conquistar a merecida vitória. De Fáveri disse na Massa FM que promete um governo de ações simples, mas com grande impacto na qualidade de vida da população.

 

Em Treviso

A crise financeira que foi um dos assuntos recorrentes em Treviso nos últimos anos e acabou enfraquecendo o progressista Jaimir Comin. O emedebista Valério Moretti agradeceu. Fez uma campanha consistente, com propostas pontuais e garantiu a vitória no pleito deste domingo.

 

Nas demais cidades

Talvez a surpresa a vitória da Dr. Saionara em Lauro Müller. Já em Urussanga, Morro da Fumaça e Orleans os resultados foram os esperados.

 

A mulher

Ganhou força na eleição deste ano. As duas maiores votações em Criciúma, no legislativo foram de mulheres. Além disso, Lauro Müller e Içara também elegeram suas prefeitas.

 

A esquerda

Parece mesmo ter voltado a condição de coadjuvante. O partido viu seu eleitorado derreter. Impacto da lava jato que afetou diretamente a credibilidade do 13. Por outro, o Psol parece que se encaminha para ocupar esse espaço e tomar a dianteira da esquerda brasileira. PCdoB e PDT também tiveram boas votações e mostram que os votos da esquerda migraram, mas não deixaram de existir.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo. Inscreva-se agora!

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.