Somos excelentes em rotular e grandes máquinas de interpretar, vemos algo e já surgem opiniões, certezas ou desconfianças, empatia ou antipatias à primeira vista. Este processo de “etiquetar” pessoas e circunstâncias não é exato, porém é a realidade que se apresenta.
O impacto da vestimenta, dos gestos, postura e comportamento, é indiscutível. Uma imagem ecoa dentro do universo da política, podendo ser usada para impulsionar uma carreira ou para miná-la.
É preciso ter clareza e intenção direcionada na comunicação da imagem pessoal do político.
A intencionalidade é um movimento de inteligência. Ser intencional é cortar caminhos e atingir o alvo com precisão. Na política, comunicar-se com intencionalidade expande e direciona as conexões para o lugar certo.
Um exemplo atual do impacto da imagem aconteceu nas eleições à prefeitura de São Paulo, onde cerca de 48 mil pessoas* acabaram anulando seus votos por digitarem o número 13 ao invés do 50, de Boulos, em uma clara associação à Lula e ao PT. Aqui, claro, entram outras questões como: Lula estar presente em São Paulo, ao lado de Boulos, durante a campanha ou o PT não ter candidatura própria, mas estar como vice na chapa de Boulos. A força do 13 impacta o imaginário e faz clara associação à imagem de Lula.
Entender que a imagem é uma ferramenta imprescindível para a comunicação de um político é cortar um belo pedaço de caminho até o imaginário do público.
Narrativa de imagem, na política, é uma questão de identidade e contexto. Explorar o poder de comunicação que a vestimenta, e tudo que permeia o universo visual, oferece é um movimento de inteligência. Quer se aproximar mais do seu público? Mostre a ele sua identidade através da sua comunicação não verbal (roupas, acessórios, postura, comportamento).
Alinhar a imagem pessoal é comunicar-se com maior precisão e eficiência.
*reportagem da Folha de São Paulo.
Aline Savi é advogada, consultora de imagem, personal stylist, especialista em etiqueta e pós graduada em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.
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