Notícias de Criciúma e Região

“O Paço Doa Vida”: ação estimula servidores a doarem sangue

Lançada nesta segunda-feira,13, atividade marca o Dia Mundial do Doador de Sangue

Servidores vinculados à Secretaria de Saúde de Criciúma, participaram de uma iniciativa da prefeitura para doação de sangue. Trata-se da campanha – O Paço Doa Vida, que vai marcar o início de uma parceria junto ao Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc).

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Lançada nesta segunda-feira,13, no Salão Ouro Negro da Prefeitura, a atividade que marca o Dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado nesta terça-feira, 14, prevê a sensibilização sobre a importância em doar. O secretário de Saúde, Arleu da Silveira, destacou que a ação segue durante o mês de junho. “Convido os servidores a participar. É uma atitude de solidariedade e amor ao próximo, por isso incentivamos que, quem puder, participe”, enfatiza o secretário.

Estagiária na secretaria de Saúde, Devana Elis Lago Paim, 19 anos, foi até ao Hemocentro fazer sua doação. Ela recorda de uma situação em que um familiar ficou doente e precisou de doação de sangue. “Recorremos ai Hemosc. Foi muito importante e ajudou muito. Já doei sangue uma vez e com certeza vou colocar esse ato em minha rotina”, disse ela.

Queda nas doações

No pico da pandemia da Covid-19 e agora com o período de frio o número de doações de sangue caiu. Conforme o coordenador de Divisão Técnica do Hemosc, Rafael Luiz da Silva, neste mês a média de doações diárias está em 46, segundo ele, o ideal é 60. “Dos tipos sanguíneos existentes, os que estão abaixo do estoque mínimo necessário para suprir a demanda são O+, O- e A+. Mas quem quiser doar pela primeira vez e não sabe o tipo sanguíneo também pode se dirigir ao Hemocentro. Nossa intenção é de recuperar os estoques para atendimento”, destaca.

O médico hematologista e diretor do Hemosc, Tiago Lopes, salienta que por estarmos em período de vacinação é importante destacar que a vacina torna a pessoa inapta por um período diferente, dependendo do tipo. “É importante destacar que as pessoas interessadas em doar que o façam de preferência antes de receber a dose para não gerar inaptidões”, informa.

O Hemocentro de Criciúma, atende a região Sul de Criciúma que vai de Tubarão a Passo de Torres. São 25 hospitais e ambulatórios, uma média de 2500 bolsas/mês.

Saiba mais

O Hemosc de Criciúma está localizado na Avenida Centenário, 1.700 Bairro Sta. Bárbara. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 18h. Telefone para agendar doação de sangue: (48) 3444 7410

Sábados:

09/07/2022 – 7h30 às 12h

13/08/2022 – 7h30 às 12h

10/09/2022 – 7h30 às 12h

08/10/2022 – 7h30 às 12h

12/11/2022 – 7h30 às 12h

10/12/2022 – 7h30 às 12h

Quem pode doar?

Quem tem entre 18 e 69 anos;

Pessoas com 16 e 17 anos de idade precisam levar uma autorização formal dos pais e/ou responsáveis para doar;

Limite de idade para primeira doação é de 60 anos;

Estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;

Pesar acima de 50 kg;

Apresentar documento de identidade com foto;

Ter repousado bem na noite antes da doação;

Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação;

Evitar bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;

Evitar vir acompanhado com crianças.

Você também pode gostar