[VÍDEO] “O cidadão estava coberto de razão, por isso revoguei o decreto do IPTU”, disse Salvaro

Durante a coletiva, nesta quarta-feira, 24, o Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, passou informações sobre a revogação do Decreto 1599/17, que estipulou novos métodos de avaliação no padrão construtivo que regulamenta o IPTU de Criciúma em 2018, bem como a suspensão da emissão do carnê nos próximos dias.

Conforme o prefeito, até esta quarta-feira, 24, em torno de 467 contribuintes haviam pago o imposto de 2018, somando um total de R$186 mil. “Quem se sentir lesado será restituído, basta comparecer na Prefeitura que o valor será devolvido. Para os demais o carnê estará disponível a partir da quinta-feira, dia 1 de fevereiro, em vários setores”, informou.

Diante disto, foi criado um Comitê Permanente composto por integrantes de várias secretarias do governo que irá ficar à disposição do contribuinte, caso tenha alguma reclamação e irá funcionar no Setor de Arrecadação. “Será analisado caso a caso”, garantiu.

Salvaro destacou que foi dele, a responsabilidade por este decreto, que causou uma grande polêmica no município, e afirmou que realmente existe a necessidade de fazer muitas correções. “O cidadão estava coberto de razão por isso revoguei. Identificado o erro, ele será corrigido”, garantiu.

Foi realizado um estudo técnico

Conforme o prefeito, o decreto foi resultado de um amplo estudo feito pela equipe técnica da prefeitura de modo especial a Secretaria de Administração e Finanças junto com o Setor de Arrecadação, avaliaram que se faz necessário fazer a justiça fiscal do município. Salvaro ainda explicou que os valores dispostos pelas Leis 6983, 256 e 257, ambas de 15 de dezembro de 2017, referentes à Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), Taxa de Coleta de Lixo, Zoneamento Fiscal e demais números do IPTU, foram aprovados por unanimidade pelos 17 vereadores e permanecem inalterados.

“Vejo como positiva a atuação da Câmara de Vereadores nesta situação sobre o IPTU, porque além de legislar ela representa a sociedade, e esta insatisfação refletiu no legislativo. Houve um excesso e será corrigido”, comentou o presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Júlio Colombo.

Em caso de dúvidas sobre cadastros, os munícipes podem procurar o Setor de Cadastro ou Arrecadação do Governo de Criciúma, no Paço Municipal Marcos Rovaris. O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h, sem fechar ao meio dia. Contato também pode ser realizado pelo telefone (48) 3431-0050.

 

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.