O adeus a um ícone
Morte do Rei Pelé repercutiu em portais internacionais e entre grandes nomes do esporte
Despedir-se de um ídolo nunca é fácil. Nesta quinta-feira, dia 29, o mundo deu adeus não a um grande nome do futebol, mas ao maior atleta do esporte. Internado no Hospital Albert Einsten, em São Paulo, o Rei Pelé faleceu aos 82 anos. Ícone máximo do futebol brasileiro, o ex-jogador do Santos e tricampeão mundial com a Seleção Brasileira marcou a vida de gerações.
A morte do Rei do Futebol repercutiu no planeta, bem como entre atletas e ex-atletas internacionais. A BBC, da Inglaterra, escreveu: “Pelé: a lenda do futebol brasileiro morre aos 82 anos“. Na matéria, o site britânico ainda afirma que o Rei é “indiscutivelmente o maior jogador de todos os tempos” e o “único jogador a vencer três vezes a Copa do Mundo”.
O jornal espanhol As trouxe a manchete: “Morre Pelé, o Rei do futebol“. Na notícia, os espanhóis recordam que o Pelé foi eleito o Atleta do Século XX por três entidades diferentes (Comitê Olímpico Internacional, o jornal francês L’Équipe e pela agência de notícias Reuters) e o Melhor Jogador de Futebol do Século XX pela FIFA. Ainda na Europa, o Vatican News, o portal de notícias do Vaticano, intitulou: “Adeus ao Rei Pelé“.
Nos vizinhos argentinos, o Diário Olé publicou: “Dor mundial: faleceu Pelé“. Os hermanos cunharam o anúncio da morte do Rei do Futebol como “a notícia que chocou o mundo em meio às festividades natalinas”. É claro que a rivalidade Brasil x Argentina não ficaria de fora. Em um parágrafo, eles afirmam: “ninguém pode duvidar que Pelé foi um dos maiores jogadores de futebol da história, para muitos o melhor acima de Diego Maradona e Lionel Messi”.
Nos Estados Unidos, o The New York Times noticiou: “Pelé, a cara global do futebol, morre aos 82 anos“. Os norte-americanos ainda lembram que o Rei foi declarado um tesouro nacional no Brasil e “ajudou a popularizar o esporte nos Estados Unidos”. Ainda sobre Pelé, eles afirmam que ele é “um herói nacional e amado em todo mundo, entre os pobres, os ricos e todos os o viram jogar”.
Ídolos do esporte dão adeus a Pelé
Além da repercussão na imprensa internacional, a morte do Rei Pelé também foi lembrada por grandes nomes do esporte, bem como entidades esportivas. Primeiro, a conta oficial do Rei no Twitter escreveu que “a inspiração e o amor marcaram a jornada” dele.
A inspiração e o amor marcaram a jornada de Rei Pelé, que faleceu no dia de hoje.
Amor, amor e amor, para sempre.
.
Inspiration and love marked the journey of King Pelé, who peacefully passed away today.Love, love and love, forever. pic.twitter.com/CP9syIdL3i
— Pelé (@Pele) December 29, 2022
Craques da Seleção Brasileira e dos 1990/2000, Romário e Ronaldo também lamentaram o falecimento de Pelé. O Baixinho disse que o “Brasil dá adeus a um de seus filhos mais ilustres” e que “Edson Arantes do Nascimento fez o mundo se curvar diante do seu talento, levando o futebol brasileiro ao altar dos deuses”. O camisa 9 do Penta adjetivou: “Único. Genial. Técnico. Criativo. Perfeito. Inigualável”. “Seu legado transcende gerações”, completou.
Hoje o Brasil dá adeus a um de seus filhos mais ilustres: Pelé, o rei do futebol. Eleito o atleta do século, Edson Arantes do Nascimento fez o mundo se curvar diante do seu talento, levando o futebol brasileiro ao altar dos deuses. pic.twitter.com/UBcHttRPcZ
— Romário (@RomarioOnze) December 29, 2022
Ver essa foto no Instagram
Os ídolos do futebol da atualidade, Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar e Mbappé, foram outros jogadores que se pronunciaram sobre a notícia que chocou o mundo nesta quinta. O gênio argentino, sucinto, pediu “Descanse em paz, Pelé”. A fera portuguesa afirmou que “um mero adeus ao eterno Rei Pelé nunca será suficiente”. O craque brasileiro disse que “antes de Pelé, o futebol era apenas um esporte” e que ele “transformou o futebol em arte”. O jovem francês pontuou que “o Rei do futebol nos deixou, mas seu legado jamais será esquecido”.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
The king of football has left us but his legacy will never be forgotten.
RIP KING 💔👑… pic.twitter.com/F55PrcM2Ud— Kylian Mbappé (@KMbappe) December 29, 2022
O Santos, clube pelo qual Pelé jogou a maior parte de sua carreira e levou o nome ao planeta inteiro, já prepara uma série de homenagens ao Rei, que será velado na Vila Belmiro. No Twitter, uma postagem simbólica, com a palavra “Eterno”. O Criciúma também foi um dos vários clubes que se manifestou após a morte de Pelé. Além de lamentar o fato, o Tigre anunciou que, em luto, deixará o bandeirão do Estádio Heriberto Hülse a meio mastro por trÊs dias.
Eterno. pic.twitter.com/N912VpCmVK
— Santos FC (@SantosFC) December 29, 2022
Ver essa foto no Instagram
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a FIFA também se pronunciaram sobre a morte de Pelé. A entidade brasileira o exaltou, com um “REI PELÉ” e sua coroa. Já o órgão máximo do futebol também pediu: “Descanse em paz, Pelé”.
REI PELÉ 👑👑👑 pic.twitter.com/epP8zZHRYr
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) December 29, 2022
Rest in peace, Pele ❤️
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) December 29, 2022