Notícias de Criciúma e Região

Nutricionistas ensinam a cuidar da boa alimentação nas escolas estaduais

Com tantos alimentos à nossa disposição, escolher opções saudáveis está cada vez mais difícil. Por isso, orientar as crianças sobre as escolhas certas é uma boa alternativa. Em 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista, um profissional que ganha cada vez mais importância quando o assunto é alimentação saudável. Os mais de 500 mil estudantes da rede pública estadual recebem este cuidado e informações sobre alimentação em projetos desenvolvidos pelas empresas que fornecem refeições para as escolas, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Todas as refeições servidas nas escolas são planejadas por nutricionistas e executadas por empresas especializadas, que buscam introduzir os alimentos adequados na dieta dos estudantes e lidar com questões como obesidade, desnutrição e maus hábitos alimentares. Tanto a falta de comida quanto o excesso, especialmente de alimentos industrializados e altamente processados, podem interferir no rendimento escolar das crianças, que precisam estar bem alimentadas para alcançar um bom nível de aprendizagem.

É o equilíbrio entre os nutrientes essenciais para essa fase escolar que os nutricionistas da Nutriplus buscam levar em cada prato preparado, pois eles têm a consciência de que, em alguns casos, os alimentos servidos na escola se tornam a principal refeição diária da criança. “As crianças e os adolescentes requerem uma orientação maior na escolha dos alimentos quando comparados aos adultos. A refeição balanceada da escola fornece oportunidades excelentes para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis. E nós, nutricionistas contribuímos para essa formação”, destaca o nutricionista e coordenador de Projetos da Nutriplus, Guilherme Barbieri.

Além de preparar e servir as refeições nas escolas, as empresas especializadas são responsáveis por cuidar de dietas especiais. Assim, alunos com diabetes, intolerância a glúten ou a lactose, entre outras necessidades específicas, recebem refeições conforme as restrições alimentares que apresentam.

Outra função assumida pelos nutricionistas, em conjunto com a unidade escolar, é a de ensinar aos estudantes a importância dos alimentos saudáveis. Por meio de campanhas e projetos educacionais, as equipes trabalham a conscientização e o engajamento das crianças em prol de uma alimentação rica em sabor e em nutrientes, com menos açúcares, gordura e químicos como conservantes.

Conheça alguns projetos comandados por nutricionistas e realizados pela Nutriplus em parceria com a Secretaria de Estado da Educação nas escolas estaduais:

2019

DESCASQUE MAIS, DESEMBALE MENOS

Com o objetivo de educar e estimular os estudantes da rede pública estadual em Santa Catarina a fazer escolhas mais benéficas na hora das refeições, as nutricionistas da Nutriplus, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED), desenvolveram, no primeiro semestre letivo, o projeto Descasque Mais Desembale Menos.

Os alunos receberam orientação durante o intervalo das aulas e o conhecimento foi reforçado pelos professores em atividades diárias e pela equipe da Nutriplus no momento das refeições escolares, que priorizam alimentos menos industrializados.

 

2018

MAIS ALIMENTO, MENOS DESPERDÍCIO

Enquanto um terço dos alimentos produzidos no mundo é perdido desde o plantio até o consumo, há 800 milhões de pessoas que passam fome por não ter acesso à comida. Essa contradição foi abordada com os alunos do ensino fundamental e médio de toda a rede pública estadual de Santa Catarina pelo projeto Mais Alimentos Menos Desperdício. Com o objetivo de incentivar a consciência sobre bons hábitos alimentares desde a infância, nutricionistas da empresa realizaram atividades em conjunto com os estudantes em mais de mil unidades escolares no segundo semestre letivo.

 

2017

ESCOLHA CERTA

Para que os estudantes pudessem fazer melhores escolhas na hora de se alimentar, foi realizado o projeto Escolha Certa, que orienta sobre a produção de diversos alimentos e ensina a diferenciar produtos in natura, processados e ultra processados.

 

NUTRINDO CANÇÕES

O concurso Nutrindo Canções premiou 37 estudantes da rede estadual que elaboraram as melhores paródias de músicas com o tema alimentação saudável e adequada. A iniciativa buscou conscientizar os estudantes sobre a importância de manter bons hábitos alimentares. O projeto permitiu aos jovens se relacionar com a alimentação saudável de maneira prática, lúdica e com algo com o que se identificam, no caso a música.

 

2016

SEMÁFORO EDUCACIONAL

Com o objetivo de facilitar o entendimento dos estudantes sobre a escolha de alimentos, o projeto Semáforo Nutricional trabalhou com materiais educacionais e atividades lúdicas. Os nutricionistas em conjunto com os professores trabalham a conscientização dos alunos e promoveram hábitos saudáveis utilizando a lógica de um semáforo para indicar alimentos benéficos e os que deveriam ser evitados.

 

MESTRE CUQUINHA

Tablets e aventais personalizados foram as premiações recebidas por 37 alunos de escolas estaduais que criaram as receitas vencedoras do concurso Mestre Cuquinha, realizado entre estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de Santa Catarina. O objetivo do concurso era de despertar nas crianças um maior interesse por alimentos saudáveis, fazendo com que elas participassem na prática da elaboração de receitas com alto teor nutritivo.

Você também pode gostar