Notícias de Criciúma e Região

Número de acidentes de trânsito aumenta em 2021 em Criciúma

De janeiro a novembro de 2021 o número de acidentes com veículos aumentou em 476 se comparado com o mesmo período em 2020

Com a volta de diversas atividades presenciais, o número de acidentes de trânsito tem crescido em Criciúma. De janeiro a novembro deste ano, ocorreram 476 acidentes com danos materiais a mais que no mesmo período em 2020. Além disso, aumentaram em 64 o número de acidentes com vítimas de acordo com dados do 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma (BPM).

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Segundo os dados, de janeiro a fevereiro deste ano foram registrados 2.174 acidentes com danos materiais e 541 com vítimas, totalizando 2.715 acidentes. Já em 2020, no mesmo período, quando as restrições da pandemia da Covid-19 estavam mais presentes, foram registrados 1698 acidentes com danos materiais e 477 acidentes com vítimas, totalizando 2.175 acidentes.

Um dos fatores para este aumento, segundo o comandante do 9ºBPM, Tenente-Coronel Sandi Muris Sartor é a volta a ‘normalidade’ da maioria dos setores da economia, o que ocasiona uma maior circulação de veículos.

“Temos percebido aumento acidentes de trânsito com e sem vítimas, acredito que se deva, principalmente, porque no ano anterior, em 2020, muitas pessoas ficaram em casa, em home office, por causa da pandemia. Diminuiu muito a circulação de veículos e motocicletas no trânsito. Então, talvez, isso seja a motivação para que agora em 2021, com a volta um pouco mais próxima da normalidade, os número de acidentes tenham aumentado”, comenta.

Números se aproximam aos anteriores a pandemia da Covid-19

Os números de 2021, se aproximam aos registrados de janeiro a novembro de 2019, ano anterior a pandemia da Covid-19. Foram registrados 2.665 acidentes com danos materiais e 672 acidentes com vítimas, totalizando 3.337 acidentes em Criciúma.

Representando, 662 acidentes a mais em 2019 que o registrado neste período em 2021. Já de 2019 para 2020, neste mesmo período, com as restrições da pandemia, o número de acidentes caiu drasticamente. De 3.337 para 2.175 acidentes, representando uma redução de 1.162 acidentes.

“Esse aumento ocorre embora a PM siga fiscalizando e acompanhando para retirar possíveis infratores ou veículos sem condições de circulação para que se aproxime o máximo possível da regularidade possível”, ressalta o comandante do 9ºBPM.

Com a chegada do feriado, aumenta o número de carros circulando. “Por isso a atenção do motorista tem que ser redobrada”, destaca o comandante.

Veja dicas de prevenção à acidentes da PM:

  • Maior cautela;
  • Não beber e dirigir;
  • Garantir as condições do veículo;
  • Não ter pressa para chegar ao destino;
  • Respeitar as normas de circulação;
  • Respeitar limites de velocidade e evitar ultrapassagens.

Acidentes com motos são maioria no Brasil

Dentre estes acidentes, uma grande parte envolve motocicletas. Uma pesquisa divulgada em setembro deste ano pela Associação Brasileiro de Medicina do Tráfego (Abramet) alertou para o aumento dos acidentes de trânsito e internações de motociclistas nos sete primeiros meses de 2021. Foram registrados 71.344 internações de motociclistas envolvidos em acidentes no Brasil, um número 14,3% maior que em 2020.

Segundo o estudo, entre março de 2020 e julho de 2021 cerca de 308 mil motociclistas foram hospitalizados e cerca de dois mil não resistiram aos ferimentos. Em Criciúma e na região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) não existe um levantamento específico. Porém até o dia 10 de outubro deste ano já haviam sido registradas 93 mortes por acidente de trânsito, sendo 29 mortes em Criciúma e 64 na região da Amrec.

Na última semana foram registrados dois acidentes com motos que ocasionaram a morte dos condutores em Criciúma e Içara. Além disso, foram 32 acidentes noticiados no Portal Litoral Sul com gravidade envolvendo motociclistas na Região Sul de Santa Catarina.

Aumento de circulação de motociclistas

Uma das causas apontadas pelo estudo para este aumento é a maior circulação de motocicletas devido a pandemia da Covid-19. Tendo em vista o fator da economia, já que a gasolina está cerca de R$7 reais o litro, e o aumento no número de delliverys e e-commerces.

De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), até agosto deste ano foram emplacadas 732 mil motocicletas. Sendo que no mesmo períodos em 2020 foram emplacados 531 mil veículos.

Segundo o comandante do 9ºBPM, atenção e cuidados redobrados são necessários para os motociclistas.

“Ter sempre muita atenção, 100% de atenção no trânsito e trabalhar a prevenção. Ter muita atenção nos cruzamentos e nos semáforos no momento do sinal amarelo e do sinal verde, assim que abre, muitos motociclistas acabam arrancado com velocidade, pode ser que algum carro acabe furando o sinal naquele início de vermelho. Podendo ocorrer um acidente no cruzamento. Por isso é bom ter atenção redobrada, manter distância dos veículos, entre outros cuidados”, aconselha o comandante.

Veja dicas de prevenção à acidentes com motos:

  • Uso do capacete de forma adequada com a presilha bem apertada para que não caia durante um acidente;
  • Capacete dentro da validade de condições de uso;
  • Velocidade baixa nos corredores entre veículos, ter atenção redobrada nos corredores e se fazer ser visto pelos condutores de carro;
  • Motoristas de carro que trocarem de faixas nos corredores ter atenção aos motociclistas;
  • Verificar condições dos pneus e da motocicleta para evitar quedas em curvas muito acentuadas e em dias de chuva;
  • Evitar freadas bruscas para que não ocorra colisão traseira;
  • Ter atenção redobrada em semáforos e cruzamentos.

Número de acidentes em Criciúma

Acidentes com vítimas:

Janeiro a novembro:

  • 2019: 672
  • 2020: 477
  • 2021: 541

Acidentes com danos materiais:

Janeiro a novembro:

  • 2019: 2.665
  • 2020: 1.698
  • 2021: 2.174

Fonte: 9ºBPM

A PM considera acidente com vítimas aqueles em que as pessoas envolvidas apresentam alguma lesão, seja leve ou grave. Já os acidentes com danos materiais são os que não tiveram vítimas.

Você também pode gostar