Núcleo do Bem-estar Animal de Criciúma promove Feira de Adoção para cães idosos e com deficiência
Evento, na Praça do Congresso, neste sábado, dia 30 de novembro é uma oportunidade única para adotar animais especiais
Animais com deficiência ou necessidades especiais, e idosos aguardam por um novo lar. A feira de adoção realizada pela Administração Municipal, por meio do Núcleo do Bem-estar Animal (Nubea) é uma oportunidade para adotar um desses cães que precisam de uma segunda chance. Para os interessados em encontrar um amigo para a vida inteira, a feira será neste sábado (30), das 13h às 19h, na Praça do Congresso, região central de Criciúma.
Segundo o gerente de Saúde e Bem-Estar Animal, Andrey Manoel, essa iniciativa se torna essencial para oferecer uma casa para esses cães que muitas vezes são esquecidos. “Além de sensibilizar a sociedade para a causa, assegurando que esses animais encontrem lares acolhedores e preparados para atender às suas necessidades”, ressaltou.
Conforme o coordenador do Nubea, Leonardo Cizeski, a ideia dessa Feira de Adoção surgiu ao perceberem que a maioria das pessoas busca filhotes ou animais mais jovens, deixando de lado os cães idosos e com deficiência. Esses animais permanecem sob os cuidados do Nubea, que acolhe atualmente dez cães com essas características, todos em busca de um tutor. “Para aqueles que desejam mais de um companheiro peludo para alegrar o dia a dia, a feira oferece a possibilidade de adotar quantos animais a pessoa se sentir capaz de cuidar, sempre com responsabilidade”, destacou.
Os interessados em ter um amigo de quatro patas precisam apresentar um comprovante de residência e um documento com foto, além de preencher um formulário de adoção. Para garantir que o novo lar seja adequado, são avaliados alguns critérios. “Requisito é que seja pátio fechado, livre de cordas e corrente, casinha em local coberto e que tenha condições de manter um animal com alimentação e saúde”, explicou Cizeski. Após toda essa análise, o núcleo continua acompanhando de perto o bem-estar dos animais em seus novos lares.