Novos leitos de UTI serão ativados em Criciúma e Araranguá

Decisão foi tomada, em reunião, na manhã desta terça-feira, dia 23

Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira, dia 23, definiu pela abertura de dez novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Retaguarda do Rio Maina. Já no Hospital  Regional de Araranguá serão reabertos outros dez leitos nesta sexta-feira, 26.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

O encontro foi realizado na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) com o secretário adjunto de Saúde de Estado, Alexandre Fagundes, os secretários de saúde da região e representantes dos Hospitais do sul do Estado de Santa Catarina. Segundo o Superintendente de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde, Ramon Tártari, que também participou da reunião, o Hospital do Rio Maina, ainda poderá abrir mais dez leitos, chegando a 20 no total.

No Hospital São Marcos, de Nova Veneza, ficou descartada a abertura de novos leitos de UTI, por necessidades de adequações que levariam mais tempo. Mas, serão ativados mais dez leitos de retaguarda. Depois do encontro, parte da equipe esteve vistoriando o Hospital de Retaguarda do Rio Maina, onde se estuda a possibilidade de credenciamento para que o local atende pelo Estado os pacientes em recuperação da Covid-19. “Uma proposta será encaminhada ao Governo do Estado para que assuma a responsabilidade integral dos dez leitos de UTI, orçados em R$800 mil. Na primeira conversa ficou acertado que o estado pagaria 50% e o restante ficaria sob responsabilidade dos municípios da Amrec”, informou o presidente da Amrec e prefeito de Orleans, Jorge Koch.

Leitos Covid

Hoje a região Amrec temos no total 286 leitos clínicos para Covid-19. São 128 no Hospital São José, de Criciúma; 44 no Hospital São Roque, de Morro da Fumaça; 36 no Hospital São Donato, de Içara; 30 leitos infantil no Hospital Materno Infantil Santa Catarina, de Criciúma; 30 no Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga; 18 no Hospital Santa Otília, de Orleans.

Já para leitos de UTI são 102 no total pelo SUS. Sendo 56 leitos de UTI geral e mais 46 Covid-19, divididos nos Hospitais São José (HSJ), de Criciúma.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo. Inscreva-se agora!

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.