Notícias de Criciúma e Região

Novos leitos de UTI e meta de dobrar cirurgias eletivas, anuncia governador

O governador Carlos Moisés anunciou a abertura de novos leitos de UTI neonatal e pediátricos durante uma visita ao Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, em Joinville, na manhã desta sexta-feira, 24.

Até a próxima semana, serão abertos 21 leitos intensivos em Santa Catarina – 10 destes estão na unidade infantil de Joinville, o anúncio foi feito pelo Governador Carlos Moisés, nesta sexta-feira, dia 24. Desde a decretação da situação de emergência em saúde, no começo deste mês, o Governo do Estado abriu outros 20 leitos de UTI para crianças e recém-nascidos. A meta do Executivo estadual é disponibilizar 92 novos leitos deste tipo até agosto.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Além disso, o governador também anunciou que o Estado dobrará o número de cirurgias eletivas realizadas mensalmente. Atualmente são 11 mil procedimentos por mês, em média, e a quantidade passará para 22 mil. Segundo Carlos Moisés, os serviços já estão contratualizados. O chefe do Executivo estadual salienta que o enfrentamento à pandemia de Covid-19 deixou sequelas no sistema de saúde e que o Governo está trabalhando para elevar o patamar dos serviços oferecidos à população.

“Temos um problema na saúde, uma sequela da guerra que lutamos contra a Covid-19 nos últimos dois anos. Para combater esse problema, concluímos ainda ontem a contratação de 22 mil cirurgias eletivas por mês – o dobro das 11 mil realizadas atualmente. Se os hospitais entregarem o que o governo contratou, até o fim do ano acabaremos com a fila das eletivas, um problema histórico do nosso estado. Também vamos abrir 21 novos leitos de UTIs já na próxima semana – totalizando 92 novos leitos de UTIs até o final de agosto.”, destaca o governador.

Governador durante inauguração de novos leitos em Joinville Fotos: Ricardo Wolffenbüttel /Secom

 

O secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, revela que o Governo está trabalhando em parceria com os municípios para que eles ampliem a oferta de serviço pediátricos. Dessa maneira, haverá um distensionamento nas unidades de média e alta complexidade administradas pelo Estado.

“A nossa estratégia passa pelo apoio aos municípios para eles estruturarem as suas unidades básicas de saúde. Estamos investindo R$ 60 milhões até agosto para o fortalecimento da atenção básica. Com mais médicos e ampliando os horários de atendimento, nós iremos distensionar os atendimentos nas portas especializadas”, conta Neto.

Você também pode gostar