Notícias de Criciúma e Região

Novembro Azul: Unidades de saúde têm horários estendidos na região 

Em alusão ao chamado Novembro Azul, diversas unidades de saúde na região têm horário especial para atendimento; confira

Em alusão ao mês de cuidado da saúde do homem, o chamado Novembro Azul, diversas unidades de saúde na região têm horário especial para atendimento. Em Siderópolis, a Unidade Dr. Gyrão, abrirá todas as terças e quintas-feiras, das 17h às 21h. O atendimento será pelo programa “Saúde na Hora”, com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Serão consultas médicas, solicitação de exames e encaminhamento ao urologista conforme avaliação, assim como realização de testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatites B e C). Conforme a secretária de Saúde, Janaina Bertan Warmling, será ampliada a agenda do especialista Urologista na Policlínica Municipal para diminuir filas. Ainda serão realizados todos os exames de ultrassonografia de próstata, proporcionando fila zero durante todo o mês, como forma de incentivo ao cuidado do homem por sua saúde”, garante a secretária.

A Secretaria ainda vai promover uma palestra com o médico Urologista Gabriel Heluany, com o “Câncer de próstata, a gente precisa tocar neste assunto”, que será realizado no dia 23 de novembro, às 19h, no Centro Social Urbano. 

Morro da Fumaça

Com o objetivo de ampliar as alternativas de horário para atendimento aos moradores, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, estão com horário estendido até as 20 horas, durante determinados dias da semana, e também aos sábados, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas, em determinadas unidades.

“O público masculino ainda tem muita dificuldade em buscar os serviços de saúde, costuma-se deixar para a última hora ou quando já está demasiadamente avançado o estágio de determinada patologia. Nas oportunidades de conversa com grupos maiores de pessoas, em especial os homens, busco tocar em temas de vital importância e sumamente básicos como: higiene, prevenção de doenças, quando buscar ajuda médica, automedicação e diversos outros, sempre em um tom de bom humor e fraternidade”, destaca o médico, Lucas Zolinger Mendes, um dos profissionais envolvidos na ação.

A secretária de Saúde, Marijane Felippe, alerta que o câncer de próstata é uma das principais causas de morte por câncer entre homens em todo o mundo. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que, em 2021, ocorram mais de 65 mil novos casos no Brasil. “O diagnóstico do câncer de próstata é de extrema importância na vida dos homens, principalmente por se tratar de uma doença que pode ser assintomática em estágios iniciais. Através do diagnóstico precoce, é possível aumentar significativamente as chances de tratamento bem-sucedido, além de reduzir o risco de complicações graves e até mesmo de morte”, pontua 

Confira a tabela de horário definido para o funcionamento das UBS:

Você também pode gostar