Nova Veneza prepara primeira edição da Semana do Turismo

Evento inicia na próxima semana, segunda-feira, dia 18, com palestras e workshops

A primeira edição da Semana do Turismo em Nova Veneza inicia na próxima segunda-feira, dia 18. Serão quatro dias em que a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo irá reunir forças do setor, no Teatro Municipal. As palestras e workshops de capacitações serão voltadas ao desenvolvimento do setor e vão contar nomes importantes do turismo da Região Sul.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Para a secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Veneza, Carolina Ghislandi, o grande objetivo desta Semana é permitir a todo setor turístico possa debater soluções para as cidades. “Será um evento para todos os trabalhadores e moradores de Nova Veneza e região. É importante as pessoas entenderem que a estrutura turística envolve todos do município. O turismo impacta no dia a dia das pessoas. E por isso queremos que a população participe deste evento”, destaca a secretária.

Uma das cidades mais visitadas do Brasil, Gramado, possui um turismo forte e se tornou referência quando se fala no assunto. Por isso, um dos palestrantes será o  vice-prefeito do município, Luiz Antônio Barbacovi, o Luia, que vai abordar sobre a  gestão pública em cidades turísticas, utilizando o exemplo de sucesso da cidade gaúcha. “Sempre muito positivo qualquer ação neste sentido, de trocar ideias com outros municípios e entidades, principalmente pelo momento que passa o turismo, com essa retomada pós Covid”, pontua Barbacovi.

Luia também falou sobre a mudança que o turismo passou após a pandemia, e diz que será definitiva. “Hoje uma pessoa está no celular, em casa, e programa toda viagem, pesquisa sobre a segurança e a criminalidade do local, em como está a questão sanitária devido ao Covid, procura pelos números de Covid da cidade. Os lugares voltados à natureza ganharam muito destaque, o turismo ficou mais regionalizado, as pessoas vão de carro com a família, isso veio para ficar, será definitivo, porque algumas questões de agora em diante passaram a ser prioridades para o turista”, explica Luia.

Outra cidade que também é referência em turismo é Pomerode. E o município terá representante no evento, a  secretária de Turismo do município, Gladys Dinah Sievert. Conhecida por ser a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode é um dos locais mais procurados em Santa Catarina. “Acredito  que vamos conseguir aprender muito em eventos assim, visto que um município está mais adiantado e pode passar essa experiência para outros que ainda tem muito a evoluir. Todos têm a ganhar, é uma troca importante para planejamentos de ações voltadas ao turismo, ainda mais agora neste momento de retomada e de tentar minimizar o impacto, onde o setor de turismo foi um dos mais afetados”, comenta Gladis.

Todas as palestras e workshops presenciais irão ocorrer no Teatro Municipal de Nova Veneza, já alguns workshops ocorrem de forma online, precisando se inscrever pelo e-mail da Secretaria: [email protected]

Confira a programação:

Presencial:

Segunda-feira, dia 18, das 14h às 16h e das 19h às 21h30:

  • Palestra sobre Turismo Rural: Experiências que dão certo
  • Mesa de Debate, pensando a cidade: Publicidade, Propaganda e Sinalização: Como planejar?

Terça-feira, dia 19, das 18h às 19h e das 19h30 às 21h

  • Palestra sobre Ecoturismo e Turismo de Aventura
  • Palestra sobre tendências no turismo pós-pandemia

Quarta-feira, dia 20, das 19h às 20h30

  • Palestra sobre excelência no atendimento

Quinta-feira, dia 21:

  • Palestra sobre gestão pública em cidades turísticas: A experiência de Gramado

Workshop | Programação Virtual:

Terça-feira, dia 19, das 14h às 17h30

  • Workshop presencial: Hospitalidade, a magia do atendimento (Limite: 30 pessoas)

Quarta-feira, dia 20, às 15h

  • Relacionamento com agências e operadoras de turismo (Google Meet)

Quinta-feira, dia 21, às 15h

  • Roteirização (Google Meet)
Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.