Mulheres da região de Tubarão visitam Colônia de Pescadores Z33

Por
2 Min

DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

Um grupo de 18 mulheres de cinco municípios litorâneos da região de Tubarão visitou a Colônia de Pescadores Z33, no Balneário Rincão. A atividade integra o curso Flor-e-ser, da Epagri, que trabalha com mulheres pescadoras para promover o protagonismo feminino, o autodesenvolvimento, a autoestima e o empreendedorismo. Durante a visita, as participantes conheceram a história, o funcionamento, os principais projetos sociais e as parcerias desenvolvidas pela Colônia.

O grupo reuniu moradoras de Laguna, Pescaria Brava, Jaguaruna, Imbituba e Imaruí. O roteiro também incluiu uma visita ao empreendimento Doce Vício Suculentas, da participante do curso Flor-e-ser no Balneário Rincão, de Regina Marcelino de Moraes, que compartilhou sua experiência com as visitantes.

Segundo a extensionista social da Epagri de Laguna, Michele Goulart Rodrigues, a proposta é promover o intercâmbio sociocultural e socioambiental, incentivando as participantes a pensar em melhorias na qualidade de vida. Ela destacou a atuação das mulheres no manuseio do pescado e o trabalho de Maria Aparecida Luciano, a dona Cida, presidente da Colônia de Pescadores Z33. “Reconhecemos ela como uma liderança feminina, e viemos trocar experiências, trazer e levar ideias para as participantes”, afirma.

A extensionista social da Epagri de Criciúma, Renata Ribeiro Machado, fez a articulação e acompanhou as visitas. Segundo Renata, as parcerias contribuem para o desenvolvimento de novos projetos e para fortalecer a união entre as mulheres, tanto no Balneário Rincão quanto na região de Laguna. A extensionista ressalta que a iniciativa também busca ampliar a compreensão sobre a importância das organizações sociais e incentivar a participação feminina nas tomadas de decisão, nos municípios e nos grupos dos quais elas fazem parte.

TEXTO: ANTONIO ROZENG


Notícias Relacionadas »