Em Bruxelas, advogado catarinense debate oportunidades de negócios entre Mercosul e União Europeia

Participação de Bruno Albuquerque no 1º Fórum Económico RCCPM – UE/Mercosul reuniu discussões sobre estratégias de negócios entre empresas dos dois mercados

Por
3 Min

Divulgação

A aproximação entre empresas do Mercosul e da União Europeia e os caminhos para ampliar negócios entre os dois mercados estiveram no centro das discussões do 1º Fórum Económico RCCPM – UE/Mercosul, realizado na última semana, em Bruxelas, na Bélgica. Entre os participantes esteve o advogado catarinense Bruno Albuquerque, que acompanhou os debates sobre os desafios enfrentados por empresas portuguesas interessadas no mercado do Mercosul e apresentou também a perspectiva de empresas brasileiras que buscam acessar o mercado europeu. 

O fórum integrou o 3º Encontro Anual da Rede das Câmaras de Comércio Portuguesas no Mundo (RCCPM) e reuniu representantes empresariais para discutir estratégias de relacionamento bilateral, oportunidades de negócios e caminhos para ampliar a presença de empresas dos dois mercados. Durante as discussões, Albuquerque participou dos debates sobre os desafios enfrentados por empresas portuguesas interessadas no mercado do Mercosul e também apresentou a perspectiva das empresas brasileiras que buscam acessar o mercado europeu.

Advogado no Brasil e em Portugal, o catarinense acompanhou uma programação que reuniu representantes de Câmaras de Comércio Portuguesas de diferentes países e continentes, além de representantes institucionais. “A participação no encontro também representa uma oportunidade de aproximar diferentes atores envolvidos na internacionalização de negócios. Portugal está criando todas as possibilidades e vantagens para que sirva de soft landing para as empresas do Mercosul se instalarem em Portugal para fazer negócio com a União Europeia”, afirma.

Relações estratégicas
Além do fórum econômico, o advogado participou de encontros de relacionamento e networking ao longo da programação. Em um jantar de recepção, teve contato com o embaixador de Portugal na Bélgica, António Costa Moura, com quem discutiu a possibilidade de criação de um grupo de trabalho envolvendo associações comerciais dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), incluindo a perspectiva de estabelecer um escritório em Bruxelas.

Albuquerque também esteve com representantes da AICEP Portugal Global, agência portuguesa voltada à promoção do investimento e do comércio externo, e com o CEO do LIDE Belgium, Jogi Humberto Oshiai. “Tivemos uma sinergia para fazer negócios também na União Europeia. Foi bem interessante, porque o debate desse fórum econômico foi justamente sobre o acordo Mercosul na União Europeia”, destaca.

Sobre Bruno Albuquerque
Bruno Albuquerque é um advogado brasileiro com atuação no Brasil e em Portugal, nas áreas de Direito Internacional, Empresarial e Bancário. Trabalha na interseção entre direito, finanças e estratégia para apoiar empresários, empresas e investidores em decisões e estruturação de negócios entre Brasil e Europa, com foco em planejamento, previsibilidade e mitigação de riscos antes da execução.