Estudantes do Bairro da Juventude levam arte sustentável ao Shopping Della em Criciúma

Por
2 Min

Divulgação
Divulgação

Resíduos eletrônicos que antes seriam descartados ganharam um novo propósito pelas mãos de jovens talentos de Criciúma. A exposição "Da Sucata à Crítica", realizada por estudantes dos cursos profissionalizantes do Bairro da Juventude, chega ao Shopping Della nesta semana, trazendo uma reflexão profunda sobre tecnologia, meio ambiente e conflitos globais.

Sob a orientação do facilitador Macsuel de Bona, os alunos transformaram placas, fios e teclados obsoletos em obras de arte que questionam a desumanização e o consumo desenfreado. A mostra, que já passou pelo próprio Bairro da Juventude, fica em exibição no shopping até o dia 28 de setembro, seguindo depois para Florianópolis e para a ACIC.

De acordo com Macsuel de Bona, o projeto foi além da técnica, permitindo uma abordagem crítica sobre problemas atuais. "O projeto permitiu uma abordagem artística e crítica sobre problemas contemporâneos, como o descarte de resíduos eletrônicos e os impactos causados pelas guerras em todo o mundo, propondo um manifesto humanizado sobre as vítimas desses processos", explicou o orientador.

A iniciativa une sustentabilidade e protagonismo juvenil, mostrando que a juventude local está atenta aos dilemas da era digital. O facilitador ressaltou ainda que a atividade proporcionou aos jovens o entendimento de que eles "também são consumidores e produtores de cultura, com potencial para ocupar espaços de diálogo como formadores de opinião".

Após a temporada no Shopping Della, as obras serão levadas ao Espaço Cruz e Sousa, na Assembleia Legislativa (Alesc), em Florianópolis, entre 15 e 28 de outubro. O encerramento do ciclo está previsto para dezembro, na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). "O resultado são obras repletas de significados e interpretações que, com criatividade, instigam o público a uma reflexão crítica sobre o mundo contemporâneo", concluiu de Bona.


Notícias Relacionadas »