Especialista defende que Santa Catarina deve exportar tecnologia e empresas para Portugal

Por
2 Min

Especialista defende que Santa Catarina deve exportar tecnologia e empresas para Portugal
Divulgação

O advogado Bruno Albuquerque, especialista em negócios internacionais e diretor executivo da International Business Access (IBA), defende que Santa Catarina precisa avançar em sua estratégia econômica global. Segundo o especialista, após consolidar a exportação de mercadorias, o estado deve focar agora na internacionalização de empresas, tecnologia e inovação.

Portugal é apontado como a principal porta de entrada para o mercado europeu. Dados do Centro de Inteligência e Estratégia da FACISC, baseados no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), indicam que em 2025 o estado exportou US$ 89 milhões para o país europeu, enquanto as importações somaram US$ 282,3 milhões. Para Albuquerque, o déficit comercial revela um espaço amplo para a expansão catarinense.

Atualmente, a pauta exportadora é concentrada em produtos tradicionais como madeira, papel, máquinas e embarcações. O desafio é levar o ecossistema de inovação catarinense — presente em cidades como Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma e Chapecó — para o exterior.

Como parte desse movimento de aproximação, Florianópolis recebe este mês o Startup Summit, que contará com a etapa catarinense da Startup World Cup, organizada pela empresa portuguesa Fast Track Ventures. Além disso, a plataforma IBA promoverá em novembro o programa “Portugal Executive Access” em Lisboa, visando conectar empresários ao mercado europeu durante o Web Summit.


Notícias Relacionadas »