Maio Laranja: Criciúma intensifica ações contra violência e promove conscientização nas UBSs
Campanha aposta em orientação comunitária e qualificação profissional para ampliar denúncias.v
Divulgação
A Prefeitura de Criciúma deu início à campanha Maio Laranja, uma iniciativa que visa reforçar a prevenção e o combate às violências contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos. Sob o lema “Sua voz pode salvar vidas, não se cale, denuncie”, a mobilização integra o programa Saúde em Cores, da Secretaria Municipal de Saúde, e promove atividades educativas em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.
O prefeito Vagner Espindola ressaltou que a campanha busca orientar o cidadão sobre como agir diante de casos de violência, reforçando o papel das UBSs como pontos de apoio e informação. O vice-prefeito Salésio Lima complementou que o enfrentamento dessas situações é um dever coletivo da sociedade, dependendo essencialmente do acesso à informação e do uso racional dos canais de denúncia.
No âmbito institucional, a Secretaria de Saúde programou quatro conferências virtuais para a capacitação de profissionais que atuam na ponta do sistema, facilitando a identificação precoce de casos de agressão. Paralelamente, a Secretaria de Assistência Social, por meio do CREAS, realiza encontros em escolas e CRAS com foco específico no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
A população pode colaborar denunciando suspeitas de forma anônima pelos telefones 100, 180 ou 190. Sinais como lesões inexplicáveis, mudanças de comportamento, isolamento e medo excessivo devem servir de alerta para a comunidade e familiares.