Um dia após o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, realizar o anúncio do cancelamento dos vistos de ministros do Supremo Tribunal Federal, a Presidência da República se manifestou repudiando o ato.
Na nota assinada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele demonstra apoio e solidariedade aos afetados pela medida, que ele chamou de “arbitrária”.
Lula mais uma vez criticou a interferência norte-americana na Justiça de outro país soberano e afirmou agir em defesa da preservação do Estado Democrático de Direito.
Confira a nota na íntegra:
Nota sobre medida dos EUA contra ministros da Suprema Corte
Minha solidariedade e apoio aos ministros do Supremo Tribunal Federal atingidos por mais uma medida arbitrária e completamente sem fundamento do governo dos Estados Unidos.
A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações.
Estou certo de que nenhum tipo de intimidação ou ameaça, de quem quer que seja, vai comprometer a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais, que é atuar permanentemente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Presidente da República