Mundo: Hamas diz ter aceitado proposta de cessar-fogo com Israel
O Hamas anunciou nesta sexta-feira (4) que aceitou uma proposta de cessar-fogo de 60 dias com Israel, apresentada pelos Estados Unidos. O grupo terrorista afirmou que está pronto para iniciar negociações finais sobre o mecanismo de implementação do acordo. Ainda não há data para que a trégua entre em vigor. Segundo uma autoridade […]
O Hamas anunciou nesta sexta-feira (4) que aceitou uma proposta de cessar-fogo de 60 dias com Israel, apresentada pelos Estados Unidos.
O grupo terrorista afirmou que está pronto para iniciar negociações finais sobre o mecanismo de implementação do acordo. Ainda não há data para que a trégua entre em vigor.
Segundo uma autoridade do Hamas ouvida pela agência Reuters, o grupo enviou aos mediadores do Catar e do Egito uma resposta considerada “positiva”, que deve “facilitar a obtenção do acordo”. Detalhes da proposta não foram revelados.
Mais cedo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que havia apresentado um texto final para o cessar-fogo. Caso seja aprovado, será a terceira trégua desde o início da guerra, que já dura quase 21 meses.
Na terça-feira (1º), Trump disse que Israel havia concordado “com as condições necessárias para finalizar” o cessar-fogo, e que o período de 60 dias seria usado para avançar em negociações que buscam encerrar a guerra de forma definitiva.
Até o momento, o governo israelense não comentou as declarações de Trump. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu deve se reunir com o presidente dos EUA na segunda-feira (7), em Washington.
Trump declarou que pretende ser “muito firme” ao cobrar de Netanyahu um cessar-fogo rápido em Gaza.