Governo de SC providencia retorno do menino Nicolas
Depois de um grande trabalho das forças policiais, o menino Nicolas Areias Gaspar, 2 anos, desaparecido em Florianópolis dia 30 de abril foi localizado em São Paulo nesta segunda, 8. Por sua vez, o Governo do Estado está mobilizado para trazer de volta a Santa Catarina já nesta terça-feira, 9, com suporte das equipes da […]
Depois de um grande trabalho das forças policiais, o menino Nicolas Areias Gaspar, 2 anos, desaparecido em Florianópolis dia 30 de abril foi localizado em São Paulo nesta segunda, 8. Por sua vez, o Governo do Estado está mobilizado para trazer de volta a Santa Catarina já nesta terça-feira, 9, com suporte das equipes da Polícia Militar. Desde o comunicado do desaparecimento, a equipe do Programa SOS Desaparecidos da PMSC realizou medidas para localizar a criança. Parabéns às forças policiais que atuaram de forma conjunta. Por outro lado, o governador Jorginho Mello disse que as investigações vão continuar para saber quem fez isso. A polícia catarinense contatou com a Polícia Militar de São Paulo para que fizesse a abordagem de um veículo suspeito, rastreado, onde a criança foi encontrada. O programa SOS Desaparecidos é um programa institucional da PMSC que auxilia na busca e localização de pessoas desaparecidas. Resta agora esperar que as investigações possam elucidar as circunstâncias do desaparecimento da criança.
Deputado Marcius segue luta pela causa animalO deputado estadual Marcius Machado tem atuado de forma veemente na proteção animal, em Santa Catarina. Lá atrás, em 2019, ele teve aprovado o Projeto de Lei 0103.7/2019, que prevê multa de até R$ 10 mil para quem participar da farra do boi. A proposta legislativa visa coibir a farra do boi que, mesmo proibida, continua sendo realizada em várias cidades de Santa Catarina. Hoje a farra do boi é considerada crime ambiental sob a Lei 9.605/98, mas não garante cadeia nem boletim de ocorrência. Outros tantos projetos foram sendo aprovados, visando a proteção o bem estar dos animais, também os domésticos, como cães e gatos. Na semana passada chegou a propor a criação de um projeto para proibir a utilização de cães com fins de caça, inclusive, de javalis. Voltou atrás e retirou o projeto. Agora, acaba de apresentara um novo Projeto de Lei que altera o Código de Proteção Animal visando a proibição da tração animal. Segundo ele, muitos cavalos que levam a carroça sofrem com o peso da carga, adoecem e são abandonados. O deputado pede união de forças para cuidar e zelar pelos e também ajudar o povo para que continue fazendo o mesmo trabalho, porém, através de outros meios de locomoção, como carrinhos elétricos. Inclusive, em Lages, já destinou recursos para isso e aguarda a licitação.
Segurança nas escolas terá audiência pública na Câmara FederalAinda não há data definida, mas a iniciativa da deputada federal Geovania de Sá (PSDB/SC) é louvável, e já tem aprovação da Casa, através da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial. Conforme aponta, coibir episódios como os ocorridos em Blumenau, no dia 5 de abril, e em Saudades, há exatos dois anos, é uma missão árdua que os governos estaduais e federal precisam executar. Ela entende que a segurança pública não é um tema simples e nem fácil de se discutir, principalmente em se tratando de ambientes coletivos e com a presença de crianças. Dessa forma, o requerimento para audiência tem como objetivo promover o amplo debate e consequente planejamento de ações de enfrentamento. A definição da data depende da análise dos demais pedidos de realização de audiência pública e sobre a possibilidade de serem realizadas de forma integrada, envolvendo as demais Comissões da Casa.
Pontos…- Corredor elétrico – O governador Jorginho Mello e o presidente da Celesc, Tarcísio Estefano Rosa, apresentam nesta terça-feira, 9, o Plano de Investimentos da companhia e lançam a 3º etapa do Corredor Elétrico Catarinense. O evento será no Teatro Pedro Ivo, na Capital, a partir das 10h, também com a presença da vice-governadora Marilisa Boehm e outras autoridades;
- Situação das pontes – A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) recebeu representantes do Ministério Público (MP), Polícia Militar, Casan e Iphan nesta segunda-feira, 8, para discutir a situação das pontes que ligam a parte insular à continental de Florianópolis. Na reunião, foram debatidas competências e providências sobre a iluminação, manutenção e segurança da Hercílio Luz, Colombo Salles e Pedro Ivo. O Governo quer prioridade à situação;
- Reforma administrativa – A votação da reforma administrativa que tramita na Assembleia Legislativa está prevista para esta terça-feira, 9, às 11h. A reforma está vigente sob a forma das Medidas Provisórias (MPs), 257/2023 e 258/2023. O projeto teve parecer favorável e as alterações textuais apresentadas pela Comissão de Finanças e Tributação.