Notícias de Criciúma e Região

No mês de prevenção à crueldade animal, Criciúma destaca serviços do Núcleo de Bem-Estar

Desde sua inauguração, o espaço realizou cerca de seis mil castrações e microchipagens

Na campanha Abril Laranja, mês de prevenção contra a crueldade animal, o Município dá destaque para os serviços prestados pelo Núcleo de Bem-Estar Animal, que atua na cidade há menos de um ano, e já realizou cerca de seis mil castrações e microchipagens. O núcleo é um serviço do Governo de Criciúma, que realiza diferentes atendimentos à população.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Para o coordenador do núcleo, Elias Pereira, a necessidade de atendimento do município é muito grande. “Estamos nos aprimorando e a tendência é melhorar ainda mais nosso atendimento. Somos exemplo em muitas ações e trabalhamos realmente voltados ao bem-estar desses animaizinhos”, enfatizou o coordenador.

Site

O Núcleo de Bem-Estar Animal tem um site que já está no ar desde dezembro de 2020 e até o mês de abril, já teve 7,9 mil acessos. Na página é possível acessar as abas de adoção, com animais disponíveis, incluindo fotos e características; aba de denúncias e como realizá-las; informações de castração e microchipagem. Além disso, é possível ver detalhes sobre os atendimentos veterinários de baixa complexidade oferecidos pelo núcleo. Além disso, o site conta com uma aba especial para cadastrar animais perdidos. Para acessar é só entrar neste link.

Castração e microchipagem 

Para solicitar uma castração e microchipagem (feitas somente juntas), é necessário apresentar documento de identificação, CPF, comprovação de renda de até três salários mínimos, comprovante de residência e morar em Criciúma. “Caso o cidadão não consiga o comprovante de residência, ele pode ir até o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do seu bairro e pedir uma declaração de baixa renda”, afirmou Elias Pereira.

Adoção de animais 

Para adotar, o cidadão pode visualizar o animalzinho no site e deve ir até o Núcleo de Bem-Estar Animal, com um documento de identificação, CPF e um comprovante de residência. Além disso, a pessoa deverá assinar um Termo de Responsabilidade. Atualmente o núcleo possui 11 animais para doação.

Atendimentos veterinários de baixa complexidade 

Consultas clínicas gerais, vacinação (raiva e polivalente), vermifugação, procedimentos ambulatoriais (cuidados com ferimentos e lesões de pele), também são realizados pelo núcleo e para ter direito a eles é preciso apresentar RG e CPF, comprovação de renda de até três salários mínimos, comprovante de residência e morar em Criciúma. Deve-se agendar o atendimento pelo número (48) 3445-8729.

Mutirões de vacinação, vermifugação e encaminhamento de castração nos bairros 

Os mutirões em bairros na cidade, têm por objetivo agilizar os processos de vacinação, vermifugação e encaminhamento para castração. O objetivo é realizar mutirões a cada dois meses em bairros diferentes de Criciúma, porém, devido a pandemia causada pelo coronavírus, as ações estão suspensas e sem previsão de retomada.

Denúncias 

Maus tratos contra animais podem ser denunciados de diversas formas: presencialmente, por ligação via telefone 156 da ouvidoria do município, no número (48) 3445-8811 da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), no e-mail [email protected], com abertura de protocolo online e pelo aplicativo Rever.

 

Você também pode gostar