Panetone: o pão mais consumido nas festas de fim de ano

A menos de dois meses do Natal, os consumidores começam a pensar na ceia ou nos presentes, mas há empresas de muitos segmentos que já estão prontas para as festas de fim de ano. É o caso da Lili Indústria Alimentícia, fabricante dos panetones WendTone. Tradicional produtora de biscoitos, a empresa passou a investir nos panetones em 2012 e, agora, todos os anos, a partir de setembro parte da produção é dedicada ao pão mais consumido nas festas de fim de ano.

A Lili Indústria Alimentícia é uma das duas empresas catarinenses que fabricam panetones. Cinco anos atrás, quando fez sua primeira fornada, foram 20 mil unidades fabricadas e vendidas praticamente de porta em porta. “Eu ia de carro e levava aos pequenos mercados para vender”, conta a diretora Mariana Aléssio Cardoso. No ano seguinte, o produto passou a ser colocado nos supermercados maiores. Neste ano, a previsão é produzir 120 mil unidades. “Somos uma empresa familiar, queremos crescer aos poucos, sem perder a qualidade”, diz Mariana.

Como nutricionista, foi a própria Mariana quem aprimorou as receitas dos panetones WendTone. “Queríamos algo diferente e fizemos receitas próprias, com produtos importados, chocolate de qualidade”, revela. Mariana conta ainda que o produto sem lactose foi responsável por abrir muitas portas. “Não existia esta opção no mercado e passamos a oferecê-lo com todo o cuidado necessário, com rastreamento dos fornecedores e a manutenção adequada dos equipamentos para não haver contaminação”, fala.

A tradição na produção de biscoitos foi transferida para a produção dos panetones. “Sempre tivemos o cuidado de oferecer produtos fresquinhos, sem grande estoque e tudo feito com muito amor”, conta a diretora Mariana. Atualmente, a WendTone está no mercado com quatro receitas: tradicional de frutas, chocolate, sem lactose de frutas e cereja com gotas de chocolate. A expectativa é desenvolver novos produtos nos próximos anos e investir em mais máquinas para produção.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.