Notícias de Criciúma e Região

“Natal a Mil Mães” traz o verdadeiro sentido da data para Içara 

Como na anterior, a decoração natalina da cidade ficará por conta dos trabalhos manuais desenvolvidos nos 47 clubes de mães

Vem aí mais uma edição do Natal a Mil Mães de Içara. Como na anterior, a decoração natalina da cidade ficará por conta dos trabalhos manuais desenvolvidos nos 47 clubes de mães içarenses. Desta vez, por meio das técnicas talagarça e tufting gun de tapeçaria, e promete resgatar o espírito natalino do nascimento do menino Jesus.

De acordo com Geórgia Bolsoni Serafin, diretora do Departamento de Fomento às Atividades Inclusivas, da Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda de Içara, o projeto Natal em Tapeçaria: O Milagre do Nascimento de Jesus por Mil Mães não foi escolhido por acaso. “Optamos pela tapeçaria exatamente por ela ser do tempo de Jesus. É uma técnica milenar que, hoje em desuso, irá trazer à tona nossas melhores memórias afetivas”, relata Geórgia, afirmando que praticamente todos têm uma lembrança de um quadro na casa da avó que ilustrava, por exemplo, a imagem da Santa Ceia.  

A escolha das mães para produzirem as peças, segundo a diretora, também não foi à toa. “A nossa ideia é resgatar, também, a importância da mãe, já que o menino Jesus, o filho de Deus, veio ao mundo por meio de Maria”, explica.  

Sobre a decoração, Geórgia adianta que as mães estão produzindo o Anjo Gabriel e que ele deverá ser colocado logo no início da Praça da Matriz São Donato. “Porque foi ele quem anunciou, para Maria, que ela receberia a visita do Espírito Santo e que seria mãe do menino Jesus”, lembra. 

Já no meio da praça, segundo Geórgia, será colocada Maria à espera do Menino Jesus e, nas árvores, estarão os frutos, que simbolizarão o bebê ainda no ventre da mãe. “E cada uma das 1.200 integrantes dos clubes está confeccionando o seu fruto para enfeitar a praça.”

Quanto a essa árvore, Geórgia relata que ela está sendo confeccionada pela equipe do Dfai, em tufting gun, o que há de mais moderno em tapeçaria, fazendo o contraponto com a técnica milenar da talagarça. Serão 44 metros quadrados de tapete, bordado com a imagem de Maria gestando o menino Jesus. “E escolhemos essa imagem porque, quando montamos o presépio em casa, não colocamos o menino Jesus. Só o colocamos no dia 25, quando ele nasce. Então, a decoração servirá para lembrar que ele está vindo.”

“E o trabalho das nossas mães está ficando realmente lindo. Com muito carinho e dedicação, elas conseguirão entregar um Natal maravilhoso para a cidade. Contagiarão cada icarense com fé, amor e esperança. Será lindo de ver!”, prevê a prefeita Dalvania Cardoso, já convidando todos a prestigiarem o resultado do trabalho mães logo na chegada do Papai Noel, junto ao acendimento das luzes de Natal, que acontecerá no sábado (30), na Praça da Matriz São Donato, às 20 horas.

Você também pode gostar