Notícias de Criciúma e Região

Na geração de empregos, Criciúma segue líder na Amrec

Foram gerados 408 novos postos de trabalho em maio

Criciúma continua liderando a geração de empregos dentre as cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). O Ministério do Trabalho e Previdência divulgou, nesta terça-feira, 28, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes a maio. No período, Criciúma gerou 408 novos postos de trabalho.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Dentre os setores que mais cresceram na cidade estão serviços, indústria e comércio, com respectivamente 245, 118 e 55 novas vagas. Considerando as cidades com mais de 100 mil habitantes do estado, a Capital do Carvão foi a sexta que mais gerou empregos no mês analisado.

No acumulado deste ano – soma do saldo dos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio – a cidade fica em 7° lugar, com 2.678 novos postos gerados, além de liderar a lista de municípios da Amrec, seguida por Orleans (375) e Içara (342).

Entre janeiro e maio, foram criadas 74,6 mil vagas com carteira assinada – Foto: Maurício Vieira/Secom

No Estado, entre janeiro e maio, foram criadas 74,6 mil vagas com carteira assinada. Trata-se do melhor resultado do Sul do Brasil em termos proporcionais, com uma variação positiva de 3,3% – o Paraná registrou 2,7% e o Rio Grande do Sul 2,6%. Apenas em maio, Santa Catarina gerou 7,4 mil empregos.

Na avaliação do governador Carlos Moisés, o resultado confirma a retomada econômica pós-pandemia. Ele salienta que todas as regiões catarinenses apresentam saldo positivo em 2022, o que demonstra o bom equilíbrio socioeconômico catarinense.

“Uma das coisas que mais nos orgulha, enquanto catarinenses, é saber que nossas regiões crescem de maneira semelhante. O resultado do Caged confirma isso. Nosso estado foi um dos primeiros a se recuperar da crise e sempre mantivemos a menor taxa de desemprego do país, atualmente em 4,5%. O trabalho seguirá para melhorarmos cada vez mais”, conta o governador.

Em termos absolutos, embora seja apenas o décimo estado mais populoso do país, Santa Catarina está em quinto lugar na geração de empregos no acumulado do ano, atrás de São Paulo (304 mil), Minas Gerais (108 mil), Rio de Janeiro (77 mil) e Paraná (75 mil).

No setor da Indústria, a Construção lidera na criação de vagas no acumulado de janeiro a maio em Santa Catarina, com 12.484 postos de trabalho. A atividade de Construção de edifícios se mantém como o principal destaque, responsável por 6.927 empregos.

“O resultado demonstra que apesar do ciclo de alta dos juros vivenciado na economia brasileira, o setor da Construção vem se mostrando resiliente”, avalia o economista do Observatório Fiesc, Marcelo de Albuquerque.

Na sequência, entre os segmentos industriais, está o setor Têxtil, Confecção, Couro e Calçados, com 6.851 vagas, e Madeira e Móveis, com 2.801 postos de empregos formais no ano de 2022.

Outro destaque na geração de empregos da Indústria foi o setor de Alimentos e Bebidas. Santa Catarina vem ampliando as vendas internacionais em carne de aves para países do Oriente Médio, como a Arábia Saudita e os Emirados Árabes, e para a Ásia, sobretudo na Filipinas e na Coreia do Sul.

 

Você também pode gostar