Notícias de Criciúma e Região

Na data em que completa 67 anos, São Donato realiza segunda captação de órgãos

O procedimento foi realizado em um doador de 63 anos com morte encefálica

O Hospital São Donato celebra 67 anos neste sábado, 30, a data também é marcada pela segunda captação de órgãos na instituição. O procedimento foi realizado em um doador de 63 anos com morte encefálica. A primeira captação de órgãos foi realizada no dia 22 desse mês. Foram captados dois rins e duas córneas, da doadora de 70 anos.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

A equipe comandada pelo médico Leandro Belina e Yara Fagundes, com as enfermeiras Josiane Leandro, Liliane Rodrigues e as técnicas de Enfermagem Gisele Arboite, Salete Beckause e Elizandela da Silva, atuou das 7h15 às 10h para o sucesso da operação. Ao todo, duas córneas foram destinadas ao Banco de Olhos de Criciúma e dois rins ao Banco de Órgãos de Florianópolis para a triagem de receptadores compatíveis.

 Profissionais participam de ação de humanização

Para celebrar o aniversário e também fortalecer as equipes, o Hospital São Donato promoveu um concurso interno neste mês. O desafio lançado pela Comissão de Humanização aos profissionais foi observar bons momentos na vivência entre os colaborares e registrar as demonstrações de afetividade, união e cuidado para a composição de um painel. Além de formar um quadro cheio de valores positivos, os participantes com o registro melhor avaliado diante da temática ganharam um kit especial para a comemoração dessa data.

Saiba mais

Em 30 de outubro de 1954 ocorria a fundação do Hospital de Caridade São Donato. Desde então, se passaram 67 anos, uma história mais longínqua inclusive que a criação do município de Içara e de vanguarda no desenvolvimento da cidade e da região.

“Essa história tem a digital de muitas pessoas. E temos que agradecer toda a comunidade pelo apoio ao longo de 67 anos. Há novos projetos, como um laboratório próprio, um prédio moderno para ampliar os serviços e ainda a geração de energia fotovoltaica, que foram possíveis porque evoluímos até aqui. Lembro, entre os investimentos mais recentes, a aquisição do tomógrafo com recursos da Cooperaliança, e acredito em uma história muito promissora para o hospital e para a população”, enaltece o presidente, Valmor da Silva.

Com Pronto-Socorro, Maternidade, Ambulatório, Centro Cirúrgico, Clínica Médica, Centro de Diagnóstico por Imagem e Unidade de Terapia Intensiva, a entidade cresceu com uma estrutura em constante renovação para atender novas demandas, como a captação de órgãos.

 

Você também pode gostar