Aldo Baldin nasceu em 1 de janeiro de 1945, em Urussanga.
Estudou canto com Heloisa Nemoto Vergana e violoncelo com Jean-Jacques Pagnot na Escola Superior de Música da UFRGS em Porto Alegre.
Já em 1965, cantou árias de ópera com a OSPA, sob a regência de Jean-Jacques Pagnot. Seguiu seus estudos na UFRJ do Rio de Janeiro com Roberto Miranda e Eliane Sampaio.
Como bolsista do DAAD, estudou em Frankfurt a.M., na Alemanha, com o Prof. Martin Gründler. Aperfeiçoou-se em canto com Maria Kallay, Conchita Badia, Noemie Perugia, Floriana Cavalli, Romeo Gazani e Margarethe von Winterfeldt.
Contratado como tenor lírico pela Ópera da Renânia Palatina de Kaiserslautern, pelo Teatro Nacional de Mannheim e pela Ópera Alemã (Deutsche Oper) de Berlim. Atuou como convidado especial em várias casas de ópera na Europa e na América do Sul, como Scala de Milão, Teatro Colón de Buenos Aires, Teatro Municipal do Rio de Janeiro e São Paulo e no Teatro Liceo de Barcelona. Renomado intérprete também de Lied e Oratório.
Gravou mais de 100 discos com obras desses dois ramos musicais e também ópera. Vencedor de vários concursos e de várias condecorações, culminando com o “Grammy” em 1981.
Lecionou canto em Blumenau e na Faculdade de Música de Mannheim, na Alemanha. Foi professor catedrático na Faculdade de Música de Karlsruhe, na Alemanha e deu cursos de “Masterclass” em inúmeros países.
Aldo Baldin faleceu em 05 de janeiro de 1994.