Notícias de Criciúma e Região

Municípios participam do “Dia D” contra a poliomielite neste sábado 

Campanha atinge crianças menores de cinco anos e segue até o dia 14 de junho

A programação da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, para crianças menores de cinco anos, será reforçada neste sábado, 8, no “Dia D”. Iniciada no dia 27 de maio, a vacinação segue até o dia 14 de junho. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa, provocada pelo poliovírus selvagem, que pode causar, em situações mais graves, a paralisia permanente nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção da doença.

Em Criciúma, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), estarão abertas das 8h às 17h para atender a população. Também haverá ações na Praça Nereu Ramos, com as equipes da UBS Centro Dr. Antônio Pazini à disposição para aplicar as vacinas. Os responsáveis devem levar a caderneta de vacinação e um documento de identificação da criança.

A meta de cobertura vacinal da poliomielite é de 95%. De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Andréa Goulart de Oliveira, até o momento, foram aplicadas 665 doses da Vacina Oral da Poliomielite (VOP) em crianças acima de um e menores de cinco anos. O público-alvo estimado para receber a dose (gotinha) nesta faixa etária é de 10,7 mil crianças, representando uma cobertura aproximada de 6,2%.

Balneário Rincão 

Para atender as famílias que não conseguiram levar os filhos aos postos de vacinação durante a semana, a Secretaria de Saúde estará com todas as unidades de saúde abertas das 8h às 17h. A meta, conforme a secretária de Saúde, Daiane Cardoso, é vacinar, no mínimo, 95% do público alvo, crianças com até quatro anos. “A vacinação é a única forma de prevenção contra a poliomielite, também chamada de paralisia infantil. Por isso, pedimos aos pais ou responsáveis que levem as crianças ao posto mais próximo para que elas não sofram com as sequelas da doença imunopreviníveis”, ressalta a secretária.

Siderópolis 

A equipe da Secretaria de Saúde de Siderópolis estará na Piazza Nova Belluno das 8h às 17h, para o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Além disso, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A única UBS que não estará aberta será a da comunidade de Rio Jordão. É obrigatório levar o Cartão Nacional do SUS (CNS) e a caderneta de vacinação. 

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Siderópolis, Gislene Regina Lima, até o momento a procura pela vacina é baixa. “Desde o início da campanha até a última contagem, realizada no dia 31 de maio, o município vacinou 158 crianças, o que corresponde a 21% da população alvo do município”, explicou.

Morro da Fumaça

Em Morro da Fumaça, para facilitar a imunização do público alvo, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão de portas abertas para atender à população: Central, Distrito de Estação Cocal, Graziela, Maccari e Naspolini. Para a imunização, os pais devem levar as crianças até uma Unidade de Saúde e ter em mãos a caderneta de vacinação. “Em Morro da Fumaça a meta é imunizar 1.256 crianças. Vale destacar que a Campanha segue acontecendo até o dia 14 de junho e que a UBS Central está atendendo com horário estendido até às 20h nos dias de semana e nas quartas-feiras uma vacinadora está disponível para ofertar atendimento no local”, pontua a secretária de Saúde, Lucelane de Souza Antunes.

Você também pode gostar