Municípios catarinenses recebem orientação sobre proteção de pessoas mais vulneráveis com a chegada do frio intenso
Abordagens sociais devem ser reforçadas durante os próximos dias para auxiliar a população
Diante da previsão de frio intenso para os próximos dias, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família orienta os municípios sobre a necessidade de proteção, especialmente, das pessoas mais vulneráveis como as que estão em situação de rua, crianças e idosos.
De acordo com o alerta da Defesa Civil, uma frente fria que avança sobre Santa Catarina faz as temperaturas despencarem a partir deste sábado, 29, quando as mínimas podem chegar a 0 e 5°C nos pontos mais altos da Serra. As temperaturas máximas não devem passar dos 16°C. Já no domingo, 30, a previsão é de temperaturas negativas.
Diante desse cenário a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, ressalta que as equipes da Assistência Social dos municípios precisam estar preparadas para fazer a proteção das pessoas mais vulneráveis, inclusive fazendo a abertura de abrigos temporários em algumas cidades para acolher pessoas em situação de rua.
“Percebemos que apesar de toda a orientação do Governo do Estado, muitos municípios ainda têm dúvidas do que pode ser feito nos dias mais frios, como usar os recursos e outras questões, então desde o ano passado estamos capacitando as equipes e esclarecendo dúvidas. Caso os municípios ainda tenham alguma dúvida, também seguimos à disposição para orientações”, comenta.
Nos dias de frio extremo, a secretária também ressaltou a importância do serviço de abordagem social das pessoas em situação de rua que são as que ficam mais vulneráveis no inverno. “Temos o dever de proteger essas pessoas e na abordagem social fazemos esse trabalho de convencimento para que elas aceitem ajuda”, pontua.