Notícias de Criciúma e Região

Movimento sindical organiza entidade para representar toda a região Sul em 2025

Entidades do setor se reuniram para formalização legal do processo

Dirigentes de 13 entidades sindicais decidiram epal formalização legal de uma entidade que represente o movimento sindical regional sul de Santa Catarina. A plenária foi realizada na última sexta-feira (8) na sede do Sindicato dos Trabalhadores Químicos de Criciúma e Região e reuniu representantes de trabalhadores bancários, metalúrgicos, cartorários, da saúde, do serviço público municipal de Içara e Balneário Rincão, de empresas de asseio e conservação, mineiros de Criciúma e Siderópolis, empregados no comércio e em estabelecimentos particulares de educação, jornalistas profissionais e das indústrias plásticas, químicas e farmacêuticas de Criciúma e região.

“O momento histórico da classe trabalhadora e do mundo do trabalho nos encaminha para uma solução em busca de alternativas para problemas e vantagens comuns dos sindicatos que representam os trabalhadores, que vivem uma nova realidade desde a reforma trabalhista de 2017; a união, organização e estruturação do movimento sindical é fundamental e inadiável”, definiu o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em estabelecimentos de Saúde, Cléber Cândido, um dos organizadores do processo de criação da entidade.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Químicos, Carlos de Cordes, o Dé, disse que os sindicatos têm muito mais pontos comuns que exigem soluções coletivas que divergências e a união de todos é fundamental. “Unidos podemos ser muito mais fortes e conquistar melhores condições para a classe trabalhadora, além de assumirmos um protagonismo necessário para explicitar e debater assuntos de interesse dos trabalhadores de toda região”, observou Dé.

Uma comissão foi formada para dar os passos seguintes para organização do movimento sindical. Este grupo, formado por sete dirigentes sindicais tem a missão de pesquisas e buscar legislação e formatos de entidades congêneres, para propor a estrutura representativa, seus estatutos e demais aspectos legais para que seja criada. A estimativa é que esta primeira etapa esteja concluída até o final de janeiro de 2025, para que uma assembleia de fundação seja convocada para o decorrer de fevereiro do próximo ano.

Você também pode gostar